Um em cada cinco brasileiros diz já ter fumado maconha, segundo Datafolha

Fotografia mostra as mãos de uma pessoa que segura um isqueiro aceso e um pipe de vidro marrom contendo maconha, próximo a uma mesa de cor pérola onde também se vê um prato branco com buds de cannabis; a pessoa usa uma roupa branca e um anel no dedo médio da mão que segura o cachimbo. Imagem: Unsplash | Elsa Olofsson.

Pesquisa aponta que o uso de cannabis é maior entre homens, jovens adultos e moradores de grandes centros urbanos

Um de cada cinco brasileiros maiores de idade admite que já fumou maconha em algum momento na vida, enquanto apenas 5% afirma que fuma a planta atualmente, segundo uma pesquisa recente do Datafolha. Os adultos jovens e habitantes de regiões metropolitanas estão entre os que relatam já ter feito usado fumado de cannabis em maior proporção.

A pesquisa questionou a opinião de 1.949 entrevistados sobre o uso de maconha hoje e no passado, a descriminalização de pequenas quantidades da planta e o uso medicinal, nos dia 12 e 13 de setembro, em 139 municípios de todo o Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Leia também: Maioria dos brasileiros é contra o uso adulto da cannabis e a favor do medicinal

Segundo o Datafolha, os homens e a população mais jovem são aqueles que afirmam já ter fumado cannabis em maior proporção. Entre os homens, 30% responderam que já usaram a substância. Já entre as mulheres, apenas 14% disseram o mesmo.

Os entrevistados com entre 18 e 34 anos são a faixa etária que mais relatou já ter fumado maconha. Trinta por cento entre aqueles com até 24 anos e 33% entre aqueles com 25 a 34 anos disseram que já fizeram uso fumado da planta.

Em contrapartida, apenas 9% dos respondentes com 60 anos ou mais admitiu já ter fumado cannabis.

A pesquisa também viu mais moradores das regiões Sul e Sudeste afirmando que já fumaram maconha. Em 25% das entrevistas no Sudeste e 26% nos estados do Sul, a resposta foi afirmativa.

Nas regiões Centro-Oeste e Norte, 19% dos entrevistados disseram já ter fumado cannabis alguma vez na vida. Nos estados do Nordeste, apenas 16% das respostas foram afirmativas.

Leia mais: Maconha com maior teor de THC faz sucesso no Uruguai e supera expectativas de vendas

A pesquisa do Datafolha revela ainda uma maior proporção de respostas afirmativas nos grandes centros urbanos do país, onde 27% dos entrevistados relataram que já fumaram maconha. No interior, 18% responderam o mesmo.

Os entrevistados também foram questionados sobre a legalização do uso adulto da cannabis e 72% responderam ser contra a mudança de política. As respostas favoráveis chegaram a 23%.

A maioria (61%) dos respondentes também disse ser contra a descriminalização do porte de maconha para consumo pessoal, com apenas 36% sendo favoráveis.

Em relação à legalização da cannabis para uso medicinal, a pesquisa mostra que três quartos (76%) dos entrevistados são a favor e apenas 22% contra.

Opinião pública evolui nos Estados Unidos

Nos EUA, onde a maconha para uso medicinal já é legal em 38 estados, bem como no território de Porto Rico, e 23 estados, mais o Distrito de Colúmbia e os territórios de Guam, Ilhas Marianas do Norte e Ilhas Virgens, já legalizaram o uso adulto da planta, a opinião pública sobre o tema é bem diferente do que o Datafolha viu em sua pesquisa.

Uma pesquisa divulgada pela Gallup no mês passado revela que os estadunidenses consideram a maconha menos prejudicial do que o álcool, tabaco e outros produtos à base de nicotina.

Os dados revelam que 40% dos participantes da pesquisa responderam que a maconha é “não muito ou nada prejudicial”, enquanto 4% disseram o mesmo do cigarro e 16% do álcool.

A empresa também viu apenas 23% dos entrevistados marcando a opção “muito prejudicial” para a maconha, o que se compara com 76% para o cigarro e 30% para as bebidas alcoólicas.

Uma pesquisa Gallup separada descobriu ainda que metade dos adultos estadunidenses (50%) afirma já ter experimentado maconha em algum momento, e que cerca de um em cada seis estadunidenses (17%) diz que “fuma maconha” atualmente.

Dito isso, uma outra pesquisa da empresa divulgada em novembro do ano passado revelou que 68% dos estadunidenses apoiam a legalização total da maconha.

Leia também:

“Queimando Fronteiras”: documentário analisa avanços da legalização da maconha na Argentina

#PraTodosVerem: fotografia em destaque mostra as mãos de uma pessoa que segura um isqueiro aceso e um pipe de vidro contendo maconha, próximo a uma mesa onde também se vê um prato com buds de cannabis. Imagem: Unsplash | Elsa Olofsson.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!