Maioria dos brasileiros é contra o uso adulto da cannabis e a favor do medicinal, segundo pesquisa

Fotografia, em close, de um pequeno pote de vidro contendo buds de maconha secos e as mãos que o seguram. Imagem: Elsa Olofsson | Unsplash.

A maior parte dos entrevistados também é contra a descriminalização do porte de pequenas quantidades da planta para uso pessoal

A maioria dos brasileiros é contra a legalização do uso adulto da cannabis, segundo uma nova pesquisa do instituto Datafolha. Os dados divulgados nesse sábado (23) pela Folha de S.Paulo revelam ainda um amplo apoio à regulamentação da planta para fins medicinais.

De acordo com os dados levantados, 72% dos brasileiros são contra legalizar o uso adulto da maconha, e 23% a favor. Os “indiferentes” ou que “não sabem” somam 5% dos respondentes.

O Datafolha entrevistou 2.016 pessoas maiores de 16 anos, nos dias 12 e 13 de setembro, em 139 municípios de todo o Brasil. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Leia também: Quase 30% dos brasileiros apoia a legalização da maconha para uso adulto

A pesquisa também questionou sobre a descriminalização do porte de cannabis para uso pessoal, informando os entrevistados sobre o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) que analisa a constitucionalidade da criminalização do usuário e está a um voto de formar maioria para descriminalizar a conduta.

Demonstrando desconhecimento ou indiferença sobre as consequências negativas da atual política de drogas, que permite a prisão de usuários e colocou o país no topo do ranking mundial de encarceramento, a maioria (61%) dos respondentes disse ser contra a descriminalização do porte de maconha para consumo pessoal. Apenas 36% são favoráveis à proposta.

Leia mais: Finlândia: maioria da população é favorável à descriminalização da maconha

No entanto, o apoio à descriminalização do usuário de cannabis é maior entre a população com melhor situação financeira, visto que os entrevistados com renda superior a dez salários mínimos foram majoritariamente (55%) favoráveis a descriminalizar o porte para uso. Entre os jovens de 16 a 24 anos o apoio também é maior, com 50%.

Em contrapartida, somente 32% dos brasileiros que têm renda menor que dois salários mínimos se declararam favoráveis à descriminalização de quem porta maconha para uso pessoal.

Dos entrevistados que declararam ter votado no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 45% se disseram a favor de descriminalizar pequenas quantidades de cannabis, contra 23% entre os que votaram em Jair Bolsonaro (PL). Os contrários à proposta são, respectivamente, 52% e 75% — ou seja, maioria contra a descriminalização nos dois espectros políticos.

Leia mais: Maioria dos estadunidenses considera a maconha mais segura que cigarro e álcool

Uso medicinal

Em relação à legalização da maconha para uso medicinal, a pesquisa Datafolha mostra que três quartos (76%) dos entrevistados são a favor e apenas 22% contra.

Ao mesmo tempo, a maioria (85%) dos respondentes declarou ter algum conhecimento sobre cannabis medicinal, com 32% dizendo estar bem informados, 42% mais ou menos e 11% mal informados. Outros 13% afirmaram desconhecer completamente o assunto.

O que talvez pode ser explicado pelo alto custo e burocracia para acesso ao tratamento, somente 1% dos participantes da pesquisa afirmaram estar usando no momento algum medicamento à base de maconha, enquanto 2% disseram já o ter feito.

No âmbito do uso medicinal, a maioria (67%) dos entrevistados também apoia que seja autorizado o cultivo de cannabis para a produção de medicamentos no país.

O projeto de lei 399/2015, que visa legalizar o plantio e comercialização de maconha para fins médicos, veterinários e industriais, foi aprovado em 2021 em comissão especial da Câmara dos Deputados. A matéria, no entanto, está parada há mais de dois anos por causa de um requerimento apresentado por deputados da base governista da época pedindo a análise do texto no Plenário.

Veja também:

Maioria dos eleitores nos EUA apoia a legalização da maconha e políticas de equidade social

Imagem de capa: Elsa Olofsson | Unsplash.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!