Estudo revela que flores de cannabis são eficazes em pacientes com TEPT e depressão

Foto mostra uma porção de buds de cannabis curados sobre uma superfície branca. Imagem: Pexels | Terrance Barksdale.

A flor de maconha rica em THC foi o produto utilizado pela maior parte dos participantes — descobertas são consistentes com estudos anteriores

Considerando que o transtorno do estresse pós-traumático (TEPT) está entre as razões mais comuns para a procura do tratamento à base de cannabis e que a condição é frequentemente comórbida (aparece junto) com a depressão, uma equipe de pesquisadores britânicos investigou se o estado depressivo desses pacientes altera a eficácia dos medicamentos de maconha.

Os pesquisadores avaliaram o uso de produtos de cannabis, incluindo óleos e flores, por pessoas que sofriam simultaneamente de TEPT e depressão. (Os dados foram extraídos do Projeto Twenty21, um registro de pacientes no Reino Unido que recebem cannabis para uma variedade de condições.) Eles então compararam as mudanças na gravidade dos sintomas entre o início do tratamento e o acompanhamento de três meses — os dados sobre a sintomatologia estavam disponíveis para 114 indivíduos.

A análise revelou que o tratamento com produtos de cannabis prescritos foi associado a “reduções substanciais” na gravidade da sintomatologia do TEPT.

Leia também: Uso de cannabis reduz distúrbios do sono em pacientes com TEPT, revela estudo

E, embora os pacientes com TEPT e depressão comórbida tenham relatado níveis mais elevados de sintomatologia e menor bem-estar em três indicadores (qualidade de vida, saúde geral e sono) antes do tratamento, a equipe observou que a melhora dos sintomas foi ainda maior entre os participantes deprimidos.

“A sintomatologia do TEPT reduziu substancialmente 3 meses após o início do tratamento, com uma interação significativa indicando maior melhora naqueles com depressão do que naqueles sem”, escreveram os autores, em um artigo na BJPsych Open.

Outra descoberta notável do estudo é que as melhorias no bem-estar e na qualidade de vida experimentadas pelos pacientes com TEPT após o tratamento com cannabis foram mantidas por até 12 meses, inclusive entre os participantes com outros transtornos psiquiátricos e até com dor crônica.

Leia mais: Fibromialgia: pacientes encontram alívio no tratamento oral com THC

“Esses resultados são paralelos às descobertas anteriores sobre qualidade de vida em uma ampla gama de condições e especificamente para TEPT e destacam os benefícios potenciais dos produtos medicinais à base de cannabis na redução dos sintomas e na melhoria do bem-estar numa ampla gama de condições crônicas”, destacaram os pesquisadores no artigo.

Um ponto que merece destaque no estudo é que a maioria dos pacientes (75%) fez uso de flores de maconha com predominância em THC (tetraidrocanabinol), enquanto os demais participantes receberam óleos e inflorescências com diferentes predominâncias de canabinoides.

Os achados são consistentes com um estudo anterior com pacientes inscritos no Registro Médico de Cannabis do Reino Unido que observou melhorias significativas nos sintomas de TEPT, sono e ansiedade em pacientes que iniciaram o tratamento com cannabis.

Essas descobertas são de grande relevância para os pacientes com TEPT, uma vez que muitas pessoas com o transtorno não respondem aos tratamentos convencionais como os medicamentos antidepressivos e as terapias psicológicas.

Um outro estudo, publicado em 2022 na Neuropharmacology, revelou que o THC proporciona uma redução das emoções negativas em portadores de transtorno do estresse pós-traumático. Os pacientes que receberam o canabinoide apresentaram uma maior ativação de uma região do cérebro relacionada a funções como atenção ou cognição espacial, que geralmente é menor em indivíduos com TEPT.

Leia também:

Pacientes com insônia apresentam melhoras na qualidade do sono após uso de flores de maconha, segundo estudo

Imagem em destaque: Pexels | Terrance Barksdale.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!