Paraguai realiza a primeira exportação de flores de cannabis

Flores de maconha. Foto: Pixabay | Pfüderi.

Empresa paraguaia foi autorizada pelo governo a exportar até 100 quilos de inflorescências de cânhamo para a Europa e os Estados Unidos

Em um marco significativo para a indústria canábica latino-americana, o Paraguai realizou a primeira exportação de cânhamo in natura. A remessa coloca o país hermano mais próximo da liderança em desenvolvimento de cannabis industrial no continente.

Segundo o Diario Campo, um lote de cinco quilos de flores de cânhamo foi exportado para a República Tcheca. O envio foi feito pela International Market S.A., empresa dedicada a processar e exportar produtos orgânicos, e é fruto de uma cooperação público-privada para a abertura de novos mercados.

Leia também: Alimentos com cânhamo e “Latinnabis”: saiba mais sobre como foi a ExpoCannabis

A conquista foi possível graças à colaboração entre o Governo Nacional, através do Ministério da Agricultura e Pecuária, a Secretaria Nacional Antidrogas, a Comissão Interinstitucional do Cânhamo Industrial (Coinca), as instituições reguladoras e a Câmara de Cânhamo Industrial do Paraguai (CCIP), e representa o culminar do compromisso das instituições com a inovação, a qualidade e o trabalho conjunto para a promoção da agroindústria.

O evento acontece após o Ministério da Agricultura paraguaio publicar uma resolução que autoriza a International Market a exportar até 100 quilos de flores de cannabis para os mercados da Eslovênia, Espanha, Países Baixos, Suíça, Estados Unidos e República Tcheca.

Leia também: O poder das flores de cannabis: por que não faz sentido forçar sua proibição?

Essa não é a primeira vez que o cânhamo paraguaio atinge o mercado externo. Em 2020, o Paraguai se tornou o primeiro país da América Latina a exportar alimentos derivados da cannabis com o envio de 1.000 quilos de produtos alimentícios industrializados para os EUA.

A Healthy Grains enviou 500 quilos de grãos de cânhamo descascados, 350 quilos de farinha de cânhamo desengordurada e 150 litros de óleo de cânhamo, que atenderam aos requisitos de esterilização da Food and Drug Administration (FDA), agência sanitária estadunidense.

Em 2021, a Healthy Grains enviou 20 toneladas de sementes de cânhamo descascadas (hemp hearts) para os Países Baixos e uma tonelada para a Inglaterra.

Dito isso, a primeira casa de cânhamo da América Latina foi construída recentemente no Paraguai. A construção foi feita com fibras da planta provenientes da agricultura familiar camponesa.

Saiba mais:

Primeira casa de cânhamo da América Latina é construída no Paraguai

Imagem em destaque: Pixabay | Pfüderi.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!