Costa Rica: governo autoriza produção da primeira safra de cânhamo

Mais sete pedidos de autorização para plantio e processamento e uma solicitação para cannabis de uso medicinal estão sendo avaliados pelo Ministério da Agricultura

O ministro da Agricultura e Pecuária da Costa Rica, Víctor Julio Carvajal Porras, assinou na primeira semana de novembro a resolução que autoriza o primeiro projeto de aproveitamento do cânhamo. O plantio de cannabis para fins medicinais, alimentares e industriais foi legalizado em março no país.

A solicitação foi feita por uma empresa sediada na província de Guanacaste, que planeja desenvolver o projeto de cultivo e processamento de cânhamo em uma área de 150 hectares, segundo um comunicado à imprensa do ministério.

Leia também: EUA: FDA é instada a aprovar sementes de cânhamo para alimentação animal

“Esta primeira autorização marca o início de uma atividade econômica que acreditamos que será acompanhada de desenvolvimento econômico para a região e para o país”, disse o ministro Víctor Julio. “Além disso, agradeço àqueles que promoveram este esforço no país. Esperamos assinar outras autorizações nos próximos dias.”

Atualmente, o ministério está avaliando mais sete pedidos de autorização para plantio e processamento de cânhamo e um pedido de cannabis para fins medicinais.

“Para o Ministério da Agricultura e Pecuária, é de extrema importância o desenvolvimento de atividades agrícolas responsáveis e eficientes, com grande potencial agroexportador”, disse o ministro à imprensa.

Leia mais: Sierra Cultiva: Argentina recebe encontro de cultivadores de cannabis

O site do ministério da agricultura contém, além dos regulamentos de cânhamo para usos alimentar e industrial e cannabis para uso medicinal, um guia para a autorização do cultivo, produção e atividades relacionadas do cânhamo.

No mês passado, o presidente Rodrigo Chaves Robles enviou um projeto de lei à Assembleia Legislativa que visa legalizar o uso adulto da cannabis na Costa Rica.

“Com a aprovação deste projeto, pretende-se regular as atividades e será possível controlar o pagamento de impostos e gerar maiores oportunidades de emprego com novos negócios para os costarriquenhos”, diz um comunicado da presidência sobre a proposta que visa legalizar e regular o consumo, cultivo, produção e comercialização de maconha para uso adulto no país.

Chaves defende que a aprovação da lei permitirá que os consumidores adquiram maconha com segurança, “sem se expor à violência ou ao tráfico de drogas”, e tenham acesso a “um produto regulamentado pelas autoridades de saúde”.

Veja também:

Mercado de fibra de cânhamo deve crescer US$ 4,28 bilhões até 2026

Imagem de capa: Michael Morse / Pexels.

mm

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. http://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!