Presidente da Costa Rica quer legalizar o uso adulto da maconha

Fotografia mostra a parte de cima de um recipiente transparente cônico contendo alguns buds de maconha, que ultrapassam sua borda, e um fundo em tom escuro de vermelho. Foto: THCamera Cannabis Art.

Cerca de sete meses após o país promulgar a legalização da cannabis para fins medicinais e industriais, o atual presidente Rodrigo Chaves Robles enviou um projeto de lei à Assembleia Legislativa que visa legalizar o uso adulto da planta

A medida cumpre uma promessa que Rodrigo Chaves Robles fez em agosto durante o discurso dos 100 dias de seu governo.

Chaves disse na quarta-feira que a legislação proposta “visa legalizar, controlar e regular o consumo, cultivo, produção e comercialização de cannabis para fins recreativos” na Costa Rica.

Leia também: Marrocos emite primeiras licenças para produção de maconha

“Além disso, com a aprovação deste projeto, pretende-se regular as atividades e será possível controlar o pagamento de impostos e gerar maiores oportunidades de emprego com novos negócios para os costarriquenhos”, diz um comunicado oficial da presidência sobre a proposta de legalização.

O presidente argumenta que a aprovação da lei permitirá que os consumidores adquiram maconha com segurança, “sem se expor à violência ou ao tráfico de drogas”, e tenham acesso a “um produto regulamentado pelas autoridades de saúde”.

“A regulamentação do uso da maconha eliminará as grandes receitas para grupos criminosos que lucram com o tráfico ilegal, o que possibilitará fortalecer o Ministério da Saúde com recursos provenientes de impostos”, diz a nota presidencial.

Leia mais: Painel do Ministério da Saúde do Japão pede legalização da cannabis para uso medicinal

Ex-ministro da Fazenda e doutor em economia, Chaves disse à Associated Press que a consequência de o estado ficar fora do mercado regulado de cannabis foi que “os grupos criminosos, as gangues, os narcotraficantes, aqueles que fazem varejo, têm se aproveitado, ganham dinheiro com isso, e se está expondo a integridade dos consumidores”.

Ele disse que pediu à Assembleia Legislativa para que realize uma análise técnica da legislação e avalie as experiências de outros países que legalizaram a maconha.

Chaves disse ainda que pessoalmente não concorda com o uso adulto de cannabis, mas que a regulamentação é conveniente para o país do ponto de vista econômico.

A legalização dos usos medicinal, alimentar e industrial da maconha foi sancionada na Costa Rica em março deste ano pelo ex-presidente Carlos Alvarado.

Leia também:

Joe Biden anuncia perdão a milhares de condenados por porte de maconha

#PraTodosVerem: fotografia mostra a parte de cima de um recipiente transparente cônico contendo alguns buds de maconha, que ultrapassam sua borda, e um fundo em tom escuro de vermelho. Foto: THCamera Cannabis Art.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!