Marrocos emite primeiras licenças para produção de maconha

Fotografia aérea que mostra uma plantação de maconha a céu aberto, em El Kolla, na região de Tanger-Tétouan, no Marrocos, onde se vê algumas montanhas do Rif ao fundo. Imagem: Rogelio A. Galaviz | Flickr.

Os cultivadores da cordilheira do Rif agora podem produzir cannabis legalmente

A Agência Nacional de Regulação das Atividades de Cannabis do Marrocos, após ratificar em junho a medida que permite o cultivo e comercialização da planta no país, emitiu as primeiras 10 licenças para produção de maconha.

Os agricultores das províncias de Al Hoceima, Chefchaouen e Taounate, localizadas nas montanhas do Rif, poderão produzir e vender cannabis para uso médico, farmacêutico e industrial, informou a Reuters. A maconha já é cultivada há séculos no Marrocos e uma lei sancionada no ano passado visa reorientar gradualmente os cultivadores legados para o mercado legal.

Leia também: Produtora de maconha sul-africana entra na bolsa de valores de Joanesburgo

As três aéreas selecionadas para iniciar a transição representam a maior produção de cannabis do Marrocos e abrigam algumas das comunidades mais pobres do país. Segundo o The North Africa Post, dados oficiais revelam que cerca de 400.000 pessoas vivem do cultivo de maconha na região.

O governo marroquino diz que a mudança de política visa melhorar a situação econômica desses agricultores, que ganham cerca de 4% do faturamento final da safra no mercado ilegal. A nova lei permitirá que eles ganhem 12%, afirma o governo.

A lei recomenda que os agricultores criem cooperativas para firmar contratos com fabricantes e preservar seus direitos, além de permitir que adquiram as melhores práticas de agricultura sustentável e sementes de qualidade.

Um dos decretos que regulamentam a nova lei prevê a possibilidade de agregar outras províncias ao mercado legal seguindo o interesse demonstrado por investidores nacionais e internacionais em atividades relacionadas com a cadeia de abastecimento de cannabis.

O uso adulto de maconha permanece ilegal no Marrocos.

Leia também:

Província canadense cria licença para que cultivadores vendam maconha no local

#PraTodosVerem: fotografia aérea que mostra uma plantação de maconha a céu aberto, em El Kolla, na região de Tanger-Tétouan, onde se vê algumas montanhas do Rif ao fundo. Imagem: Rogelio A. Galaviz | Flickr.

mm

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. http://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!