20/4: Senado Federal vai debater o uso terapêutico da cannabis

Fotografia mostra senadores de costas, sentados em sala de comissão, ao fundo, e, no foco da imagem, uma folha de maconha de papel verde, sustentada por um palito de madeira. Cannabis medicinal.

Debate aberto a toda população será na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal e contará com transmissão ao vivo

No próximo 20 de abril, conhecido internacionalmente como o dia da maconha, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal vai realizar uma audiência pública para discutir o uso terapêutico da Cannabis. O debate contará com a presença de especialistas, médicos, pacientes, associações, pesquisadores e representantes do governo, incluindo a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

O senador Paulo Paim (PT/RS), presidente da CDH e autor do Projeto de Lei (PL 89/2023) que cria a Política Nacional de Fornecimento Gratuito de Medicamentos Formulados de Derivados Vegetais à Base de Cannabis nas unidades de saúde públicas e privadas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), convocou a audiência.

Assista ao vivo:

Leia também: Senador protocola projeto de lei para incluir a cannabis no SUS em todo o país

O texto foi inspirado na recente Lei Estadual de São Paulo (17.618/2023), que vai fornecer remédios à base de Cannabis de forma gratuita pelo SUS. Um grupo de trabalho foi constituído para regulamentar a distribuição e o acesso.

Durante o debate, serão discutidos não apenas a distribuição gratuita do remédio, mas também o cultivo da planta em solo brasileiro para garantir a soberania nacional e reduzir os gastos com a saúde pública. Desde 2015, a Anvisa autoriza a importação de produtos à base de Cannabis.

A presidente da Apepi (Associação de Apoio à Pesquisa e Pacientes de Cannabis Medicinal), Margarete Brito, alertou para a falta de participação das associações no debate e a importância de serem ouvidas. A Apepi é a segunda maior associação de pacientes do país, com mais de seis mil associados, e já confirmou a presença na audiência.

Além do projeto apresentado por Paim no Senado, outros 20 projetos de lei sobre a temática tramitam na Câmara dos Deputados. O mais avançado é o PL 399/2015, que cria regras para o cultivo do cânhamo industrial e da Cannabis para fins médicos e foi aprovado pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados em caráter terminativo. No entanto, um recurso apresentado por um deputado pede que o texto seja analisado pelo plenário da Câmara, ou seja, por todos os 513 deputados. O presidente da casa, Arthur Lira, precisa pautar o recurso para que seja votado.

A audiência pública será realizada na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal, em Brasília, das 9h às 12h. O debate é aberto a todos.

Leia também:

São Paulo: estimativa de gasto anual com cannabis medicinal é de R$ 100 milhões

Foto de capa: Smoke Buddies.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!