Suíça aprova primeiro projeto para venda e uso adulto de maconha

Fotografia mostra duas mãos segurando um baseado, próximo a uma mesa branca onde se vê um prato, palitos de fósforo e uma folha de cannabis. Foto: Pexels / Nataliya Vaitkevich.

O teste de fornecimento controlado de cannabis acontecerá inicialmente na Basileia, enquanto outras cidades como Zurique, Genebra e Berna aguardam aprovação para experimentos semelhantes

Um projeto-piloto que permite a venda regulamentada de cannabis para uso adulto na cidade da Basileia foi aprovado pelo Escritório Federal de Saúde Pública da Suíça (FOPH, na sigla em inglês) e deve começar em setembro.

O experimento será restrito a pouco menos de 400 participantes com mais de 18 anos como parte de um projeto conjunto da Universidade da Basileia, suas clínicas psiquiátricas e o departamento de saúde cantonal, declarou o FOPH em comunicado à imprensa.

O objetivo do teste, segundo o FOPH, é avaliar os efeitos das novas regulamentações sobre o uso adulto de maconha e, assim, combater a distribuição no mercado ilícito.

Leia também: Dinamarca: legisladores propõem experimento de legalização da maconha de cinco anos

A produção e venda de cannabis são proibidos na Suíça, apesar do uso generalizado da planta. O FOPH estima que existam 220 mil consumidores regulares de maconha no país.

O uso de cannabis só é permitido por razões médicas na Suíça.

A maconha será fornecida pela Pure Production, uma empresa suíça que recebeu permissão das autoridades para produzir legalmente a planta para fins de pesquisa, informou a AP.

Várias outras cidades, incluindo Zurique, Genebra e Berna, também se inscreveram para realizar experimentos semelhantes. Em setembro de 2020, o parlamento suíço estabeleceu o quadro legislativo para esses projetos de pequena escala.

Leia mais: Experimento de cultivo de maconha regulamentado nos Países Baixos é adiado

A Comissão de Segurança Social e Saúde do Conselho de Estados da Suíça disse em outubro que a maconha deveria ser regulamentada no país a fim de controlar o “mercado de cannabis para uma melhor proteção ao consumidor e à juventude”.

O apoio de todo o espectro político suíço foi observado na iniciativa, que teve a assinatura de 40 membros do conselho. Um projeto de lei para regulamentação dos usos adulto e medicinal de maconha está sendo elaborado no parlamento suíço.

Leia também:

Reino Unido aprova ensaio clínico com cannabis vaporizada para tratamento da dor crônica

#PraTodosVerem: fotografia mostra duas mãos segurando um baseado, próximo a uma mesa branca onde se vê um prato, palitos de fósforo e uma folha de cannabis. Foto: Pexels / Nataliya Vaitkevich.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!