Japão registra recorde de detenções de menores de 20 anos por cannabis

Japão. Imagem: Pixabay | fleglsebastian7.

Mais de mil e duzentos menores de 20 anos foram presos por delitos relacionados à cannabis em 2023 no Japão

O Japão quebrou seu próprio recorde de prisões de jovens por delitos relacionados à cannabis no ano passado. Esta informação surge num contexto em que o país renovando as suas políticas neste sentido. No entanto, elas parecem andar de mãos dadas com uma abordagem proibicionista, ao contrário do que acontece em países da Europa e da América.

Leia também: As leis da maconha são duras no Japão, mas seus aposentados investem na erva

No fim do ano de 2023, o Japão proibiu seis canabinoides sintéticos, ao mesmo tempo que aprovou a importação de medicamentos derivados da planta e aumentou o peso das sanções para usuários. A estas medidas ligeiramente contraditórias soma-se que, no ano passado, o número de menores de 20 anos detidos por delitos relacionados à cannabis aumentou 34%, ou seja, para 1.222 pessoas, segundo dados da Agência Nacional de Polícia publicados pelo ICBC.

A posição do Japão sobre a cannabis

A polícia japonesa culpa “a falta de consciência sobre os efeitos nocivos das drogas” e diz que as drogas no Japão “estão tornando-se mais fáceis de obter”. Da mesma forma, deixaram claro que pretendem promover a educação contra a cannabis.

É difícil pensar que o país possa atingir o consumo zero de cannabis e continuar a apoiar a “guerra às drogas”, dado que, em termos gerais, os países de outros continentes estão progressivamente a avançar para uma abordagem menos punitiva.

Neste caso, os jovens procuram sempre experimentar: parece improvável fazê-los abandonar a cannabis. Não que não devam ser tomadas medidas contra a ilegalidade, mas a história e a vasta experiência de outros países já demonstraram que esta abordagem “punição” não reduz o uso.

Por Lucía Tedesco, originalmente publicado no El Planteo.

Leia também: 

Como o paradoxo do proibicionismo leva a repensar o uso de drogas nas prisões

Sobre El Planteo

El Planteo é um meio de comunicação focado em tópicos inovadores como cannabis, cânhamo, psicodélicos, música, ecologia, criptomoedas, questões de gênero e sexualidade e muito mais. Nosso conteúdo frequentemente tem um ângulo econômico ou financeiro. El Planteo é financiado pela Benzinga, um meio de comunicação financeiro dinâmico e inovador com sede em Detroit que fornece aos investidores conteúdo exclusivo e de alta qualidade cobiçado pelos principais operadores de Wall Street.
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!