Pernambuco: associação é autorizada a cultivar, produzir e pesquisar cannabis

Fotografia de uma muda de cannabis no início do crescimento, com duas folhas lisas e duas serrilhadas, no momento em que uma destas sustenta uma gota d’água na ponta, em fundo sépia com luzes amarelas em efeito bokeh. Imagem: Priscila Dramisino | Pexels. Pernambuco

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região autoriza a associação Aliança Medicinal, de Pernambuco, a cultivar, manipular, produzir, dispensar e pesquisar a cannabis com fins terapêuticos

A associação Aliança Medicinal é a primeira do estado de Pernambuco a obter autorização judicial, proferida pela desembargadora Joana Carolina, no TRF da 5ª Região, para realizar o plantio, cultivo, produção e distribuição de medicamentos à base de cannabis com fins terapêuticos, bem como pesquisas na área.

“A importância desse avanço é imensurável!”, diz o comunicado oficial da associação. “Não só mais pessoas terão acesso a tratamentos com a cannabis medicinal, como também terão mais médicos capacitados a prescrever esse medicamento. Isso significa que muitas famílias poderão contar com mais qualidade de vida e esperança de cura”.

Para isso, a entidade precisa se enquadrar às regras da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o Ministério Público, que irão fazer visitas periódicas para fiscalizar a produção do óleo.

“Esta conquista é o resultado da luta incansável dos pacientes que precisam do tratamento, da perseverança dos pesquisadores, equipe técnica e da dedicação dos médicos que acreditaram no potencial terapêutico da cannabis. E agora, essa nova medicina do futuro está disponível para todos que precisam dela”, diz a associação.

Outras organizações em prol da cannabis que têm autorizações semelhantes são a Abrace Esperança, na Paraíba, a Apepi, no Rio de Janeiro e, mais recentemente, a Santa Cannabis, sediada em Santa Catarina. Além delas, a Cultive, em São Paulo, opera sob um Habeas Corpus coletivo para cultivo com fins terapêuticos.

Leia também:

Associação obtém o direito de cultivar e produzir medicamentos à base de cannabis

Imagem de capa: Priscila Dramisino | Pexels.

mm

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. http://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!