Portugal pode avançar com a legalização da cannabis em 2023

Fotografia mostra uma bandeira de Portugal hasteada e flamulando, e um céu limpo ao fundo. Imagem: Norbert / Pixabay.

A legalização da cannabis poderá dar entrada no Parlamento português este ano e pode existir vontade e consenso político para que a aprovação da regulamentação seja mais célere

A escadaria do edifício da Assembleia da República reuniu, depois da manifestação que saiu do Largo do Camões, vários participantes da Marcha pela Cannabis, convocada pelo Movimento Associativo Mães pela Cannabis. Foi num momento dedicado a intervenções que foi desvendada a possibilidade da legalização da maconha num futuro próximo em Portugal, por vários dirigentes políticos.

Francisco Themudo, Secretário Nacional para os Direitos, Liberdades e Garantias da Juventude Socialista, que se dirigiu aos presentes, fundamentou que poderá haver vontade, mas sobretudo, as condições políticas necessárias para avançar para uma regulamentação total da cannabis.

Segundo o portal CannaReporter, o dirigente afirmou que “fumar é um ato de liberdade, e que temos o direito de fazê-lo em segurança”, defendendo um enquadramento legal onde a planta de cannabis não seja ilegal.

Mas se havia dúvidas, nos corredores do parlamento português, a cannabis é mais do que só uma conversa segundo o Deputado da Iniciativa Liberal, Rodrigo Saraiva. Aos participantes, o deputado afirmou que poderá ser mesmo em 2023 que o parlamento receba algumas propostas para discussão, “já com algum consenso prévio”.

Fabien Figueiredo, ex-deputado do Bloco de Esquerda, também confirmou a disponibilidade do partido para contribuir com a discussão e legalização da cannabis em Portugal. O ex-deputado do Bloco havia submetido em 2021 uma proposta de legalização da cannabis para uso pessoal, que caiu com o governo no final do mesmo ano.

Leia também:

Número de licenças para cultivar maconha quadruplica em Portugal

Imagem de capa: Norbert / Pixabay.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!