Maioria dos eleitores nos EUA apoia a legalização da maconha e políticas de equidade social

Fotografia mostra o topo de uma planta de maconha, onde se vê várias folhas serrilhadas e pistilos verde-claros reunidos ao centro, onde será formado o top bud. Imagem: Pexels | Michael Fischer.

De acordo com uma nova pesquisa do think tank progressista Data for Progress

A pesquisa descobriu que 65% dos eleitores apoiam que o governo dos Estados Unidos legalize a cannabis em nível federal.

Em relação ao espectro partidário, a pesquisa viu 75% dos democratas, 67% dos independentes e 52% dos republicanos concordando com a mudança de politica.

Leia também: EUA: legalização da cannabis reduz detenções mesmo em estados descriminalizados

O Data for Progress também avaliou o apoio dos americanos à aprovação pelo governo federal de duas importantes políticas de equidade social inclusas na lei de legalização da maconha de Nova York: uma que reserva as primeiras licenças de dispensários de cannabis para indivíduos que foram prejudicados pela proibição e outra que destina parte da receita tributária sobre a maconha para um fundo de subsídio comunitário.

Metade dos entrevistados na pesquisa foi questionada se a política de licenças deveria ser aprovada pelo governo dos EUA se a cannabis for legalizada federalmente e a outra metade foi questionada sobre a política de fundo de subvenção da comunidade.

Sobre a questão do licenciamento prioritário, a pesquisa descobriu que 57% dos eleitores gostariam de ver as licenças reservadas para indivíduos e comunidades afetados pela proibição da cannabis.

No recorte por posicionamento político, 69% dos democratas, 59% dos independentes e 43% dos republicanos apoiam a medida de licenças prioritárias.

Leia mais: Vendas de maconha para uso adulto no Maine (EUA) quase dobraram em 2022

Entre os entrevistados que viram a medida de política de subsídios, o apoio foi maior: 65% dos eleitores disseram ser favoráveis à destinação de parte da receita sobre a maconha para o financiamento de iniciativas comunitárias se o governo legalizasse a cannabis.

Isso inclui 76% dos democratas, 70% dos independentes e 51% dos republicanos.

“Nossa pesquisa mostra que os eleitores estão prontos para que o governo dos EUA finalmente legalize o uso adulto de maconha recreativa. Também mostra que, quando o governo dos EUA legalizar a maconha recreativa, os eleitores apoiam a aprovação de políticas equitativas que ajudam comunidades minoritárias, incluindo a reserva de licenças de dispensário para indivíduos afetados pela proibição da maconha e a destinação de parte da receita da maconha para fundos comunitários”, disse o Data for Progress na conclusão da pesquisa.

“É hora de o governo dos EUA corrigir seus erros anteriores da fracassada ‘Guerra às Drogas’ e legalizar a maconha recreativa enquanto retribui às comunidades que foram fortemente afetadas”, escreveu a empresa.

A pesquisa envolveu entrevistas com 1.228 prováveis eleitores de 22 a 27 de dezembro, através de um painel on-line, com uma margem de erro de +/- 3 pontos percentuais.

Os resultados são consistentes com várias pesquisas anteriores, como uma da Gallup divulgada em novembro que mostrou que 68% dos estadunidenses concordam que o uso da maconha deve ser legal, e uma conduzida pelo Pew Research Center que viu 59% dos adultos nos EUA dizendo que a cannabis deveria ser totalmente legalizada.

Veja também:

Projeto de legalização quer promover a Costa Rica como destino turístico de cannabis

Imagem de capa: Pexels | Michael Fischer.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!