Grécia emite primeira licença para cultivo de cannabis medicinal

Fotografia mostra cenário de Santorini, um destino turístico famoso na Grécia, onde se vê parte de uma igreja branca com telhado azul e da encosta da ilha. Foto: Jonathan Gallegos | Unsplash.

Meses depois de o governo anunciar que a Grécia venderia sua própria cannabis com fins terapêuticos, uma empresa obteve a primeira licença para cultivar e processar cannabis e seus derivados

Na Grécia, uma empresa obteve uma licença para cultivar cannabis medicinal pela primeira vez na história do país. A notícia vem depois que, em abril de 2022, o ministro grego do Desenvolvimento e Indústria, Adornis Georgiadis, anunciou que a Grécia começaria a vender sua própria maconha medicinal.

Leia também – França: dezenas de senadores pedem a legalização da maconha

Segundo Georgiadis, os pacientes poderão ter acesso aos medicamentos nas farmácias assim que a produção estiver pronta.

Na ocasião, o ministro declarou: “O objetivo é que a Grécia se torne o primeiro país europeu na produção de cannabis medicinal. O ambiente na Grécia é favorável para esta planta em particular e acreditamos que teremos uma vantagem natural”.

Agora, conforme noticiado pela Revista Cáñamo, a empresa Tikun Europe (subsidiária da israelense Tikun Olam) se tornou a primeira a obter licença para cultivar, processar e produzir derivados da planta no país. A Tikun Europe foi uma das empresas que mais avançou no processo de licenciamento, tendo já sido autorizada a iniciar a construção da sua unidade de produção.

Cannabis para turistas?

O ministro grego do Desenvolvimento disse que os turistas poderão comprar maconha medicinal nas farmácias, apresentando uma receita de um profissional de saúde. No entanto, o responsável alertou que o consumo de maconha para uso adulto ainda não é permitido: “É ilegal e você vai ser preso”.

Enquanto isso, Georgiadis assegurou que a Grécia espera grandes investimentos na produção de maconha medicinal por 1,5 bilhão de euros anualmente, segundo o Greek Reporter.

Por Franca Quarneti, originalmente publicada no El Planteo.

Leia também:

Espanha é o país europeu que mais aplica multas por cannabis

#PraTodosVerem: fotografia mostra cenário de Santorini, um destino turístico famoso na Grécia, onde se vê parte de uma igreja branca com telhado azul e da encosta da ilha. Foto: Jonathan Gallegos | Unsplash.

Sobre El Planteo

El Planteo é um meio de comunicação focado em tópicos inovadores como cannabis, cânhamo, psicodélicos, música, ecologia, criptomoedas, questões de gênero e sexualidade e muito mais. Nosso conteúdo frequentemente tem um ângulo econômico ou financeiro. El Planteo é financiado pela Benzinga, um meio de comunicação financeiro dinâmico e inovador com sede em Detroit que fornece aos investidores conteúdo exclusivo e de alta qualidade cobiçado pelos principais operadores de Wall Street.
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!