Bloco da maconha: Planta na mente arrasta multidão pelo centro do Rio

O bloco Planta na Mente luta pela legalização da maconha e reuniu em seu 6º desfile mais de 20 mil pessoas, de acordo com a organização. O desfile aconteceu na tarde de quarta-feira de brasas (10), na Lapa.

Na quarta-feira de brasas – e não de cinzas -, o último dia de folia, quem passasse pela Lapa rapidamente avistava um forte sinal de fumaça sob os Arcos. Era o Planta na Mente concentrando e apertando o ritmo para puxar, às 16h20, o que podemos considerar que foi uma das maiores manifestações pela legalização da maconha no Brasil, o Bloco Planta na Mente.

Maconha, Maconha, Maconha - tudo maconheiro | Foto Smoke Buddies / Concentração do Bloco

Maconha, Maconha, Maconha – tudo maconheiro | Foto Smoke Buddies / Concentração do Bloco

“Pelo sexto ano consecutivo, mais um desfile sensacional”, como bem disse o Advogado e Baterista do Planta na Mente, Dr. André Barros, que mesmo que sob as vistas grossas do Batalhão de Choque, com seus cães farejadores, que marcou presença na concentração as sombras do carro de som, no lado oposto da folia, não intimidou o bloco já listado no calendário do carnaval e do ativismo canábico carioca.

Aperte e leia: Planta na Mente é uma criança de 6 anos de idade

PRESIDENTE PRESENTE!

Às 16:20 na saída do bloco foi realizado um minuto de silêncio em homenagem ao eterno Presidente da Cinelândia, Sr. Sérgio falecido em dezembro, que virou lenda entre os movimentos sociais do Rio e sempre esteve presente nos atos do Planta na Mente.

Adriano Caldas, um dos organizadores, abriu o desfile informando que esse é sexto ano do bloco na rua, sempre levantando a bandeira da legalização da maconha e que, em seis anos, nunca teve confusão, sendo um ritual da paz, todo mundo sempre em harmonia desfilando pela legalização para mudar as lei e fazer história, sem violência e sem assédio.

_MG_9173Feministas Presente!

Quem marcou presença também no bloco foi a ala das Feministas da Marcha da Maconha. Com um estandarte “Feminista Antiproibicionista”, elas representavam a luta pela liberdade das mulheres presas com pequenas quantidades de drogas e para evitar que futuras prisões acontecessem pelo mesmo motivo.

” – É bom que as pessoas vejam um movimento mais lúdico da legalização, para variar um pouco da violência que sempre está ligada à luta. A quantidade de mulheres presas por portarem pequena quantidade de drogas prova a perseguição do gênero, e por isso temo a ala das feministas” – afirma Constança Barahona em entrevista ao jornal O Globo.

Economia Presente!

_MG_9157

Entre um grito e outro de MACONHA e os batuques do bloco, era facilmente observado um forte mercado econômico girando acerca do desfile. De vendedores de seda, comidas veganas, brownies e os já tradicionais brigadeiros espaciais, que compartilhavam o espaço com os ambulantes legalizados, abordamos uma ambulante chamada Célia, uma senhora de 63 anos, que de maneira informal resolveu por algumas garrafas d’águas e latinhas de cervejas em seu isopor e ir com sua neta ao bloco em busca de um complemento financeiro.

Para Célia, “o bloco da maconha tá sendo uma benção, mas nunca havia visto tanta gente fumando junto. Me assustei, pois até parece que tá legalizado”, quando questionada se achava que a erva deveria ser regulamentada como o álcool sem exitar ela respondeu, “Sim, sem problemas, afinal já temos tantas drogas legalizadas” apontando para a cerveja no isopor.

Marcha da Maconha disfarçada de bloco

Acompanhado a saga do bloco, que algumas vezes mal desfilou pelas ruas da Lapa, vemos um lindo crescimento que já ganha uma proporção maior do que a própria Marcha da Maconha do Rio. Em ritmo de carnaval, o Planta na Mente traz em suas raízes a luta pela legalização da erva, denunciando a guerra às drogas e mostrando que a proibição mata todo dia.

Em 2014, o bloco carregou mais de 5 mil foliões. No seu quinto desfile em 2015 o Planta foi seguido por mais de 12 mil pessoas e, em 2016, a organização do bloco estimou em torno de 20 mil pessoas. Mas lá do alto do carro de som, pelos registros fotográficos esse número foi além da marca de 20.420 foliões.

planta-na-mente-frente-e-verso-arcos-da-lapa-smoke-buddies

Planta na Mente em frente e verso, na saída dos Arcos da Lapa, entra a Fundição Progresso e o Circo Voador | Foto: Smoke Buddies

Planta na Mente em frente e verso, na chegada à Praça Tiradentes. Que que foi issoooooooo! Muita…

Publicado por Planta na Mente em Quinta, 11 de fevereiro de 2016

O desfile que saiu dos Arcos descendo a rua do Lavradio, foi esplendoroso, repleto de alegria, de pessoas tranquilonas, sorridentes, muito amor, cantando as marchinhas do bloco, que por fim lotou a praça Tiradentes em frente ao 13º Batalhão da Polícia Militar finalizando uma maniFESTAção melhor do que e tão Legalize quanto qualquer “Hemp Parade”.

Praça Tiradentes - Legalização em pauta na frente do Batalhão | Foto: Smoke Buddies

Praça Tiradentes – Maconha na frente do Batalhão | Foto: Smoke Buddies

Por fim tudo que é bom acaba logo, o desfile do Planta na Mente deixa saudades – dando uma prévia e o convite para seguir o Bloco na Marcha da Maconha, que será realizada em Maio. Anota aí na agenda, 07 de Maio, concentrando às 14:00 no Jardim de Alah e saída no tradicional horário da marolar 16:20.

Enquanto isso confira os registros realizados no bloco pelo Smoke Buddies e pela fotógrafa Lis Coelho.

Bloco da Legalização: Planta na Mente arrasta multidão pelo centro do Rio de Janeiro20 mil pessoas pedindo a legalizaç…

Publicado por #Smoke Buddies em Sábado, 13 de fevereiro de 2016

Cobertura fotográfica por Lis Coelho:

Nós. Vocês. 20.420. De todos os tipos. Gente pra chuchu. Fotos pra chuchu. Fotógrafa: Lis Coelho.

Publicado por Planta na Mente em Quinta, 11 de fevereiro de 2016

 

mm

Sobre Dave Coutinho

Carioca, Maconheiro, Ativista na Luta pela Legalização da Maconha e outras causas. CEO "faz-tudo" e Co-fundador da Smoke Buddies, um projeto que começou em 2011 e para o qual, desde então, tenho me dedicado exclusivamente.
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!