Mais de 70% dos canadenses recorrem ao mercado legal para comprar maconha

Fotografia de flores de maconha saindo de um pote de vidro que, deitado em uma superfície de mármore, aparece no segundo plano desfocado. Crédito: Terrance Barksdale | Pexels.

Levantamento nacional mostra que, cinco anos após a legalização do uso adulto de maconha no Canadá, 71,7% dos consumidores usam fontes legais para a compra

Com mais de três mil lojas de maconha funcionando no Canadá, a maioria dos consumidores (71,7%) recorre exclusivamente ao mercado legal para obter seus produtos, sobretudo pela segurança (38%), mas também por conveniência (16,9%) e pelo desejo de seguir a lei (12,9%). É o que descobriu a pesquisa do Statistics Canada, departamento do governo responsável pelo levantamento de dados sobre o país.

Cinco anos após a regulamentação do mercado canábico legal, a porcentagem de jovens adultos que consomem cannabis é o dobro daqueles com mais de 45 anos. Em todas as faixas etárias, porém, os dois tipos de produtos mais utilizados nos 12 meses anteriores ao levantamento foram flores secas (62,1%) e comestíveis (57,1%).

Leia também: Canadá completa cinco anos de legalização da maconha com balanço positivo

Vários tipos de produtos, como extratos, concentrados de cannabis e bebidas, foram mais comumente usados entre os consumidores mais jovens em comparação com os mais velhos. Por outro lado, tópicos de cannabis e óleos de cannabis orais foram escolhas mais comuns de consumidores com mais de 45 anos.

O levantamento também notou que a compra de flores in natura são mais comuns entre os homens (70,2%) do que entre as mulheres (48,4%), e os edibles mais comuns entre as mulheres (62,7%) do que os homens (51,9%). Estas diferenças de gênero não estavam presentes, porém, nos jovens adultos com idades entre os 18 e os 24 anos.

A legalização no Canadá permitiu a venda legal de cannabis in natura, além do óleo e das sementes de cannabis em outubro de 2018. Um ano depois, foi expandida para incluir extratos de cannabis, produtos comestíveis e do uso tópico.

Leia também: 

Legalização da maconha não provocou um aumento dos transtornos psicóticos no Canadá

Foto de capa: Terrance Barksdale | Pexels.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!