Canadá a caminho de gastar CA$ 200 milhões por ano em cannabis para veteranos

Parte de um bud de maconha em primeiro plano e ao fundo, desfocado, a bandeira do Canadá.

O governo federal canadense está reembolsando um número recorde de veteranos de guerra por sua maconha usada para fins medicinais

Novos dados do Departamento de Assuntos dos Veteranos do Canadá revelam que mais de CA$ 150 milhões foram desembolsados em cannabis para fins médicos no último ano fiscal, informou a Canadian Press.

Os dados mostram ainda que o governo canadense está a caminho de gastar quase CA$ 200 milhões neste ano, já que um número cada vez maior de ex-militares pede ao governo que pague por sua cannabis.

Um pequeno número de veteranos foi reembolsado por sua maconha em 2008, quando as aprovações foram concedidas de forma limitada e com a autorização de um médico especialista, conforme definido pela Health Canada — desde então o governo canadense vem reembolsando o custo da cannabis para fins médicos para os veteranos.

Em abril de 2014, a Health Canada introduziu regulamentos sobre maconha para fins médicos que removeram limitações relacionadas a quem poderia autorizar o uso de cannabis e para quais condições e circunstâncias — as novas regras não limitavam a quantidade de maconha que poderia ser autorizada ou o custo.

Com o advento desses novos regulamentos, o Departamento de Assuntos dos Veteranos observou um aumento significativo nos reembolsos de cannabis para fins medicinais.

Leia também: Além da Covid-19: para veteranos de guerra com TEPT a maconha é essencial

O Departamento estava reembolsando, em 2014, 112 ex-militares por sua maconha, a um custo de CA$ 409.000. Esse número aumentou para mais de 18.000 veteranos, a um custo total de CA$ 153 milhões, em 2021-22.

Para o ano fiscal de 2022-23, as despesas do programa de reembolso estão previstas em US$ 195,2 milhões.

O aumento do número de reivindicações e do custo continuou, apesar de uma revisão em 2016 da maneira como o governo reembolsa os veteranos pela maconha, incluindo limitações no valor e na quantidade que seriam cobertos. A política de reembolso do Departamento estabeleceu um limite de três gramas por dia, a uma taxa fixa de até CA$ 8,50 por grama.

Diante a demanda contínua, especialistas e defensores dizem que ainda faltam pesquisas sobre benefícios medicinais da cannabis para os veteranos.

A maconha pode desempenhar um papel crítico no controle da dor crônica e do sofrimento psicológico dos veteranos. A cannabis já foi classificada em diversos estudos como um dos principais recursos para lidar com várias doenças psicológicas, incluindo o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).

Leia também:

Com estoque excedente, empresas destroem 425 toneladas de maconha no Canadá

#PraTodosVerem: foto mostra um bud de maconha, em close, e, ao fundo, a bandeira do Canadá.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!