Marcha da Maconha 2023: confira os atos pela legalização deste ano

Fotografia mostra uma multidão de pessoas e à sua frente uma faixa branca com o lema "Para o povo vivo e livre legalize"; após a faixa um homem carrega um sinalizador de fumaça aceso na cor verde. Foto: Dave Coutinho / Smoke Buddies / Marcha da Maconha São Paulo 2019.

Manifestações pedindo o fim da guerra às drogas e a legalização da maconha ocupam cidades de todo o país a partir do mês de abril – confira, a seguir, o calendário das Marchas da Maconha de 2023

Um ato público, autônomo, horizontal, antiproibicionista. A Marcha da Maconha, símbolo da resistência contra a guerra às drogas, volta às ruas para reivindicar a legalização, regulamentação e democratização do amplo acesso à cannabis em todo o país.

Leia também: Por dentro da organização da Marcha da Maconha de São Paulo

E, apesar do movimento retrógrado de algumas cidades no intuito de proibir essa manifestação pacífica e constitucional, amparada pelo Superior Tribunal Federal, que, no julgamento da ADPF nº 187 , reconheceu que nenhuma autoridade judicial, policial ou administrativa pode interpretar que a Marcha da Maconha está cometendo o crime de apologia, pois o ato está garantido pela liberdade de pensamento, expressão e reunião, os coletivos antiproibicionistas se preparam para estender a bandeira da maconha e marchar pela legalização.

Confira, a seguir, a lista de atos confirmados – que será atualizada à medida que novas datas forem confirmadas:

22/4 – Marcha da Maconha Volta Redonda (RJ)

Pelo fim da guerra às drogas, pelo direito ao cultivo doméstico e fim do racismo estrutural, a Marcha da Maconha de Volta Redonda se concentra no dia 22 de abril, às 14h20, na Praça Juarez Antunes, de onde parte, às 16h20, com destino à Praça Pandiá Calógeras. Estão programadas atividades até às 22h.

6/5 – Marcha da Maconha Rio de Janeiro (RJ)

Foto: Dave Coutinho | Smoke Buddies

Cidade pioneira na organização da Marcha da Maconha no Brasil, há mais de vinte anos, o Rio de Janeiro fará o ato no dia 6 de maio, com concentração no Jardim de Alah, em Ipanema, a partir das 14h20.

13/5 – Marcha da Maconha Teresina (PI)

Reivindicando o direito ao cultivo doméstico e aos benefícios terapêuticos da maconha e condenando o encarceramento proporcionado pelo proibicionismo, a Marcha da Maconha de Teresina acontece no dia 13 de maio, com local de concentração e trajeto a ser divulgado.

https://www.instagram.com/p/CpQCluvuV-w/

13/5 – Marcha da Maconha Porto Alegre (RS)

Na capital gaúcha, a manifestação pela legalização da maconha está prevista para acontecer no dia 13 de maio, com saída dos Arcos da Redenção, mesmo local de partida do ano passado. Detalhes como horário e trajeto ainda devem ser divulgados.

20/5 – Marcha da Maconha Recife (PE)

Com o tema “Democratizar a legalização sem morte nem prisão”, a Marcha da Maconha de Recife deste ano já tem data e local para acontecer: a concentração será no sábado, dia 20 de Maio, às 14h20, no Caranguejo da Rua da Aurora.

20/5 – Marcha da Maconha Ribeirão Preto (SP)

A cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, organiza a Marcha da Maconha para o dia 20 de maio, a partir das 14h20, com concentração na Esplanada Teatro Pedro II. Trajeto e tema ainda devem ser divulgados pela organização através do perfil oficial.

21/5 – Marcha da Maconha Caucaia (CE)

A 1ª Marcha da Maconha de Caucaia, cidade a cerca de 15 quilômetros da capital cearense, acontece no dia 21 de maio, com concentração na Rua Mário Adrião Silveira, no final da Avenida Litorânea do Icaraí. Horário e outros detalhes, como o trajeto, ainda serão divulgados.

21/5 – Marcha da Maconha Joinville (SC)

Apesar de ainda não ter divulgado detalhes em seu perfil oficial, a organização da Marcha na cidade de Joinville confirmou a data do ato deste ano, em 21 de maio. Trajeto, horário e outras informações devem ser divulgadas em breve.

21/5 – Marcha da Maconha Brasília (DF)

No dia 21 de maio, às 14h, a Marcha da Maconha de Brasília se concentra na Esplanada dos Ministérios para um ato “pelo fim do extermínio do povo preto e dos povos originários” lembrando que “o fim a guerra as drogas é uma demanda de saúde pública urgente para o nosso País”.

27/5 – Marcha da Maconha Campinas (SP)

No dia 27 de maio, às 15h, no Largo do Rosário, acontece a concentração para a manifestação de Campinas, no interior paulista, que, segundo a organização, seguirá o trajeto tradicional a partir das 16h20.

27/5 – Marcha da Maconha Niterói (RJ)

Neste ano, a Marcha da Maconha Niterói luta contra as comunidades terapêuticas, que se comparam a manicômios e atuam sob a lógica da abstinência total, associada a alta medicalização e com viés religioso. Sob o lema “saúde não se vende e loucura não se prende”, o ato parte do Terminal de Niterói às 16h20 até a Cantareira, passando pelas regiões do centro e de Ingá.

28/5 – Marcha da Maconha Fortaleza (CE)

A Avenida Beira Mar vai receber, no dia 28 de maio, a Marcha da Maconha de Fortaleza. Os detalhes da manifestação, como ponto de concentração, horário e trajeto, ainda estão sendo definidos nas reuniões abertas promovidas pelo coletivo e devem ser anunciados.

28/5 – Marcha da Maconha Aracaju (SE)

Apesar de ainda não haver divulgado um comunicado oficial nas redes sociais, o perfil da Marcha da Maconha de Aracaju informa que o ato está previsto para o dia 28 de maio, às 16h20, com concentração na pista de skate Cara de Sapo. Mais informações devem ser divulgadas.

28/5 – Marcha da Maconha Jaboatão (PE)

A primeira edição da Marcha da Maconha em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, acontece no dia 28 de maio, com concentração a partir das 14h na Praça do Rosário, no centro da cidade, e saída às 16h20.

3/6 – Marcha da Maconha Bauru (SP)

A cidade de Bauru, no interior de São Paulo, realiza sua manifestação no dia 3 de junho, com concentração a partir das 14h20 no Parque Vitória Régia. Partindo da Avenida Nações Unidas, o trajeto segue até a Avenida Rodrigues Alves, finalizando na Praça Dom Pedro II, em frente à Câmara Municipal.

4/6 – Marcha da Maconha Santo André (SP)

No ABC paulista, a Marcha da Maconha de Santo André acontece em um domingo, dia 4 de junho, a partir das 14h20, e se concentra na Rua das Caneleiras, ao lado do estacionamento do Parque Celso Daniel. O trajeto e outros detalhes ainda serão divulgados.

4/6 – Marcha da Maconha Ubatuba (SP)

Com o tema ‘todas as formas de uso são terapêuticas’, a Marcha da Maconha de Ubatuba, no litoral paulista, parte às 16h20 da Pistinha 012, e promete oferecer uma Virada Canábica, com oficinas, peças, feira, shows e fórum popular.

17/6 – Marcha da Maconha São Paulo (SP)

Fotografia mostra uma bandeira preta com o desenho de uma folha de maconha dourada e a escrita “Legalização Já”, em branco, enorme hasteada pelos manifestantes durante a Marcha da Maconha de São Paulo em 2017. Fotografia Lucas Tavares.

Fotografia: Lucas Tavares.

A maior manifestação pela legalização da maconha no Brasil acontece no dia 17 de junho, com concentração a partir das 14h20 no vão livre do MASP, na Avenida Paulista. Tema, trajeto e outros detalhes ainda estão sendo discutidos nas reuniões abertas do coletivo, e serão divulgados nas redes sociais.

24/6 – Marcha da Maconha Guarulhos (SP)

Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, recebe a manifestação em prol da legalização da maconha no dia 24 de junho, a partir das 14h20, em frente à Prefeitura da cidade (Av. Bom Clima, 49). Detalhes como tema e trajeto ainda serão divulgados.

1/7 – Marcha da Maconha São Paulo Zona Sul (SP)

Com concentração às 13h30 na Praça da Dezenove, próxima à estação de trem Primavera Interlagos, e tema ‘Teto, quintal e maconha”, a manifestação da Zona Sul de São Paulo tem várias atividades programadas, como oficinas, roda de conversa e Soundsystem.

8/7 – Marcha da Maconha São Bernardo do Campo (SP)

No dia 8 de julho, a partir das 13h, começa a concentração para a Marcha de São Bernardo do Campo na Praça Brasil Zanella (Parada Brasil), no centro da cidade. A saída está marcada para às 16h, com trajeto a ser divulgado, assim como o tema do ato.

12/7 – Marcha da Maconha Chapada dos Veadeiros (GO)

Sob o lema “Cultivo Livre – Descriminaliza Já”, a Marcha da Maconha da Chapada dos Veadeiros acontece na cidade de Alto Paraíso, em Goiás, no dia 12 de julho. Detalhes como o horário e o trajeto devem ser divulgados no perfil oficial do ato.

16/7 – Marcha da Maconha Rio Preto (SP)

A 1° Marcha da Maconha de Rio Preto, no interior paulista, está prevista para acontecer no dia 16 de julho. Detalhes como horário, local de concentração, trajeto e tema da manifestação ainda não foram divulgados.

16/7 – Marcha da Maconha Zona Leste São Paulo (SP)

Entre as chamadas marchas periféricas, que ocorrem por toda capital paulista, a Marcha da Maconha Zona Leste está prevista para acontecer no dia 16 de julho. Detalhes como horário, local de concentração, trajeto e tema da manifestação ainda não foram divulgados.

22/7 – Marcha das Favelas (RJ)

Apesar de ainda não ter divulgado oficialmente a data em seu perfil nas redes sociais, a Marcha das Favelas confirmou à Smoke Buddies que o ato deste ano será no dia 22 de julho, com trajeto do Complexo do Alemão até a Comunidade do Manguinhos, na zona norte do Rio de Janeiro. Mais detalhes devem ser divulgados em breve pelo coletivo.

26/8 – Marcha da Maconha Belo Horizonte (MG)

Completando 15 anos de luta, a Marcha da Maconha Belo Horizonte acontece no dia 26 de agosto, com concentração às 13h na Praça da Estação e partida às 16h20 em direção à Praça da Liberdade.

3/9 – Marcha da Maconha Natal (RN)

O ativismo canábico toma as ruas da capital potiguar no dia 3 de setembro. A Marcha da Maconha Natal se concentrará ao lado da antiga Estácio Ponta Negra, a partir das 13h, e sai em marcha às 16h20.

23/9 – Marcha da Maconha Florianópolis (SC)

Completando 15 anos de militância, o ativismo pela legalização da maconha vai às ruas de Florianópolis no dia 23 de setembro. A Marcha da Maconha Floripa convida a todxs que não concordam com a atual lei de drogas a se reunirem na Praça da Alesc, a partir das 13h. No local de concentração, serão realizadas várias atividades culturais, e às 16h20 a Marcha sai em passeata.

24/9 – Marcha da Maconha Curitiba (PR)

No dia 24 de setembro, a Marcha da Maconha sai pelas ruas de Curitiba, capital paranaense, partindo às 16h20 da Boca Maldita. A concentração rola a partir das 15h.

7/10 – Marcha da Maconha São José dos Campos (SP)

A Marcha da Maconha São José dos Campos vai às ruas no dia 7 de outubro, em defesa da vida e dos direitos humanos, pedindo pela liberdade de cultivar maconha nos quintais, a ampla distribuição de óleos medicinais à base da planta pelo SUS e o fim do encarceramento de pobres e negros.  A concentração será na Praça Afonso Pena, a partir das 10 horas.

8/10 – Marcha da Maconha Goiânia (GO)

Ápice da 12ª edição da “Semana pela Legalização”, a Marcha da Maconha Goiânia acontece no dia 8 de outubro. Com concentração marcada para às 14h, na Praça Universitária da UFG, a marcha goianiense seguirá pelas ruas da capital goiana até o Beco da Codorna.

11/11 – Marcha da Maconha Diadema (SP)

A concentração da Marcha da Maconha de Diadema acontece a partir das 14h do dia 11 de novembro na Praça da Moça, no centro da cidade, e o ato parte às 16h, defendendo o uso medicinal da cannabis, a descriminalização da droga e a criação de políticas públicas de segurança e saúde para seus usuários.

15/11 – Marcha da Maconha Campo Grande (MS)

Com o lema “Plante a Cura”, a Marcha da Maconha Campo Grande vai às ruas no dia 15 de novembro para reivindicar saúde e qualidade de vida, bem como políticas públicas mais humanas e inclusivas, através da legalização da maconha. A concentração será na Praça do Rádio Clube, no centro da capital sul-mato-grossense, a partir das 14 horas, com a saída prevista para as 16h20.

18/11 – Marcha da Maconha João Pessoa (PB)

A militância pessoense volta a percorrer as ruas da capital paraibana no dia 18 de novembro por uma nova política de drogas. A Marcha da Maconha Jampa tem concentração marcada para as 13h na Lagoa (Parque Solon de Lucena). O movimento deixa claro que irá marchar pelo fim da criminalização, extermínio e encarceramento em massa das juventudes negras e pobres, contra as violências de gênero e encarceramento de mulheres e LGBTQIAPN+ e pela liberdade de uso da maconha e outras substâncias para fins medicinais, religiosos e adultos.

26/11 – Marcha da Maconha Salvador (BA)

Na capital baiana, a militância antiproibicionista e antirracista irá marchar no dia 26 de novembro para acabar com a injustiça sociorracial gerada pela proibição. A Marcha da Maconha Salvador irá se concentrar na Praça Castro Alves, a partir das 13h, e sairá em marcha às 16h20, em direção ao Largo do Santo Antônio, com o mote “a proibição mata, mas o conhecimento e a luta coletiva nos libertarão!”

26/11 – Marcha da Maconha Maceió (AL)

No último domingo de novembro acontece também a sétima edição da Marcha da Maconha Maceió. O ativismo antiproibicionista convida a todxs para irem às ruas da capital alagoana pedir por mudanças na atual Lei de Drogas e marchar contra o encarceramento e todas as formas de opressão. Com o lema “Medicinal, cultural, espiritual e social. Por que é ilegal?”, a marcha maceioense se concentrará em frente ao Restaurante Dragão, a partir das 14h.

Para incluir informações sobre a Marcha da Maconha de sua cidade, basta entrar em contato através do e-mail redacao@smokebuddies.com.br. A lista será atualizada constantemente à medida que novos atos forem confirmados.

Leia também:

Agenda SB: confira os eventos canábicos, no Brasil e no mundo, em 2023

Foto de capa: Dave Coutinho | Smoke Buddies.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!