Em parceria com a associação Cultive, a ExpoCannabis compensou 110% das emissões de gases de efeito estufa do evento de 2023 por meio do cultivo de cannabis
A ExpoCannabis Brasil é a primeira empresa do segmento a quantificar as suas emissões de carbono, publicar seus resultados junto ao Registro Público de Emissões e ainda compensar 110% das emissões utilizando o plantio de cannabis medicinal realizado pela associação Cultive, de São Paulo.
O evento adotou uma metodologia reconhecida mundialmente (GHG Protocol) para quantificar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) na primeira edição do evento, realizada em setembro 2023: 2,95 toneladas de CO2, segundo cálculos realizados pela empresa T2H Ambiental, que assina o relatório de sustentabilidade da ExpoCannabis Brasil.
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“Com base nas informações disponibilizadas pela associação, foi determinado que cada hectare plantado com cannabis tem potencial de fixar cerca de 15 toneladas de CO2 ao longo de um ano”, explica o engenheiro ambiental Tiago Luis Haus, sócio-diretor da T2H Ambiental. “Com base nesse potencial, foi calculado que a associação fixou cerca de 3,20 toneladas de CO2 nos seus plantios em 2023, isso representa cerca de 110% das emissões da ExpoCannabis em 2023”.
A ExpoCannabis Brasil obteve o selo Prata, de inventário completo, do Programa Brasileiro GHG Protocol, e se prepara para repetir essa e outras ações de sustentabilidade na segunda edição do evento, que acontece entre os dias 15 e 17 de novembro, no São Paulo Expo, na capital paulista.
“O CO2 é um dos vilões do aquecimento global. Se só emitirmos e não sequestrarmos novamente, essa concentração aumenta ao longo dos anos, comprometendo o comportamento térmico do planeta. A grande vantagem de fazer o inventário é saber o número necessário para a compensação e buscar essa compensação”, diz Haus.
Entre as iniciativas de impacto ambiental e social de 2023, a empresa fez o gerenciamento e a destinação final adequada dos resíduos sólidos gerados durante o evento, promoveu o uso de transporte público pelos visitantes, oferecendo transfer gratuito de/para o metrô, e ainda arrecadou 11 toneladas em alimentos, que foram doados para a ONG Ação da Cidadania, mostrando que é possível realizar um evento de grande porte de maneira responsável com o planeta.
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