smokebuddies.com.br

Universidade Federal do Ceará conduz pesquisa diagnóstica sobre uso de drogas em Fortaleza

Iniciativa pioneira busca subsidiar políticas públicas sobre drogas baseadas em evidências científicas

A Universidade Federal do Ceará (UFC) firmou parceria com a Prefeitura de Fortaleza para realizar a primeira pesquisa diagnóstica sobre uso de drogas na capital cearense. Um acordo de cooperação foi assinado pela vice-reitora Prof.ª Diana Azevedo e pelo prefeito José Sarto, durante evento da XII Semana Municipal sobre Drogas, realizado na semana passada no Paço Municipal.

Primeiro desse tipo no país, o estudo busca traçar o perfil dos usuários de drogas e analisar como os problemas sociais relacionados ao uso de substâncias afetam a cidade e sua população. A pesquisa contará com um investimento de R$ 407 mil da prefeitura e será desenvolvida pelo Laboratório Cearense de Psicometria (LACEP), coordenado pelo Prof. Walberto Santos, do Departamento de Psicologia da UFC.

Segundo um comunicado da universidade, o estudo tem caráter qualiquantitativo e realizará a investigação nas seguintes linhas: perfil epidemiológico, levantamento de dados transversais das secretarias municipais e pesquisa qualitativa por meio de grupos focais com profissionais de saúde, educação, segurança e de direitos humanos que atuam diretamente com a problemática.

A primeira linha da pesquisa tem o objetivo de fornecer um perfil das pessoas que usam drogas, bem como apresentar as taxas de prevalência e incidência e os fatores de risco e de proteção associados ao tipo de droga e o padrão de consumo, a segunda realizará um diagnóstico da rede de serviços públicos para responder a demandas relacionadas ao consumo de substâncias, e a terceira busca compreender as dificuldades encontradas pelos profissionais que atuam na área, como detalhou o Diário do Nordeste.

Leia mais: Associação Médica Americana apoia a descriminalização das drogas

“É com muita alegria que assinamos esse termo de colaboração com a prefeitura. Muitas vezes, soluções que funcionam em outros lugares não funcionam aqui. Então, como Universidade, nós devemos servir ao meio. Essa parceria ajudará na formação de futuros profissionais que lidarão com as consequências do uso de drogas”, comentou a vice-reitora Diana, ressaltando que a pesquisa dará suporte a uma política conjunta “baseada em evidências e não em achismos”.

José Sarto explicou que, de posse dos dados do estudo e com a orientação das instituições parceiras, a prefeitura poderá abordar de forma contemporânea e humanizada a problemática das drogas. “Queremos traçar um perfil epidemiológico dos usuários para que a gente tenha uma abordagem de políticas públicas baseada em dados científicos, orientada por uma pesquisa de qualidade. É um trabalho intersetorial, entre secretarias e com o setor privado, para referenciar a nossa abordagem”, comentou.

Durante o evento, também foi assinado um memorando de entendimento com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), que acompanhará a realização da pesquisa e sua aplicação na elaboração da política pública municipal da área, que prevê ainda a criação de uma linha de cuidado psicossocial integrada para lidar com o abuso de álcool e de outras drogas.

“Junto com a pesquisa, o Escritório da ONU sobre Drogas e Crime nos ajudará a desenvolver uma linha de cuidado integrando a atenção psicossocial, a assistência social, a segurança e a saúde pública. Isso vai nos possibilitar elaborar um plano decenal para a política sobre drogas da cidade de Fortaleza”, explicou Teka Lenz, gestor da Coordenadoria Especial de Política sobre Drogas da prefeitura fortalezense.

Leia mais: Especialistas da ONU apelam aos países que legalizem as drogas para eliminar os lucros da criminalidade

Desde 2004, o Departamento de Psicologia da UFC conta com um Núcleo de Estudos sobre Drogas (NUCED), que atua promovendo atividades de formação acadêmica (disciplinas, estágios, grupos de estudos, cursos e entre outros), atividades de intervenção (ações de Redução de Danos e acompanhamento terapêutico) e atividades de pesquisas. O núcleo busca ampliar a formação dos estudantes de psicologia no que se refere à temática “drogas” e alia-se aos que já trabalham na perspectiva da RD com os objetivos de contribuir com o cuidado de pessoas que não podem ou não desejam parar de usar drogas.

O LACEP tem como principal objetivo desenvolver pesquisas básicas e aplicadas no âmbito da Psicologia. Especificamente, pretende efetivar suas ações nos seguintes eixos: Construção e Adaptação de Instrumentos, atividade que constitui a espinha dorsal de suas atividades; Práticas de Pesquisa, que visa apoiar e desenvolver pesquisas básicas ou aplicadas; e Ensino e Treinamento, cujo propósito reside na utilização de sua estrutura para o ensino e treinamento de pessoal (professores, alunos e comunidade interessada).

Leia também: Brasil pode se inspirar na política portuguesa de descriminalização das drogas, diz Ricardo Lewandowski

Imagem de capa: Picryl / Defense Visual Information Distribution Service.

Picture of Smoke Buddies

Smoke Buddies

Desde 2011, a Smoke Buddies se dedica a produzir e compartilhar notícias relevantes sobre políticas sobre drogas e maconha, no Brasil e no mundo, e informar pessoas interessadas no tema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *