Como já dizia Raul Seixas, “quem não tem colírio usa óculos escuros” — tudo isso certamente para disfarçar os olhos vermelhos pós-sessão. Mas, qual o motivo deles ficarem assim? A ciência explica: tudo tem relação com a pressão sanguínea em seu corpo e, claro, o THC
Enquanto a maioria dos maconheiros consegue normalmente esconder a chapação, um sinal denunciador é sempre a vermelhidão dos olhos. Mas, por que isso acontece?
De acordo o site Healthline, a maconha causa a aparição de pequenos vasos nos olhos por que ela baixa sua pressão sanguínea, expandindo as pequenas veias dos olhos. O efeito é causado quando o principal composto psicoativo da maconha, o tetrahidrocanabinol (THC) entra no sistema circulatório, segundo pesquisadores da Universidade de Maryland. Os olhos vermelhos podem durar de 3 a 4 horas após você fumar seu baseado, de acordo com a Academia Americana de Oftalmologia.
“Quando se inala o THC da planta, há a diminuição da pressão arterial e, consequentemente, a pressão intraocular também é reduzida, o que acaba por dilatar vasos capilares oculares. Então, o fluxo sanguíneo nos olhos aumenta e causa maior vascularização, que acaba gerando a vermelhidão”, explica Amanda Medeiros, médica prescritora com certificação internacional em medicina canabinoide e experiência prática em clínica geral integrativa.
Outra explicação bem simples é que, entretanto, uma rara parcela de pessoas é alérgica à cannabis, o que foi provado por um estudo de 2015.
Leia também – Dicionário da maconha: termos e expressões do universo canábico
Use com moderação
Apesar de resolver o efeito nem sempre desejado de vermelhidão nos olhos causado pelo uso de cannabis, é preciso destacar que colírio é um medicamento e seu uso indiscriminado para esconder a pala não é indicado.
O colírio em excesso pode ser prejudicial à saúde ocular: “resseca os olhos”, diz a médica. Neste caso, para aliviar a vermelhidão, o mais indicado seria uma lavagem com soro fisiológico.
Leia também:
Uma resposta
Muito bom,
É aconselhável F1 para meditar?