O teste, que conta com o apoio da Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt, será realizado por cinco anos com maiores de 18 anos residentes na cidade alemã
A chefe do departamento social e de saúde de Frankfurt, Elke Voitl, lançou o projeto-piloto para a venda regulamentada de maconha. Assim que obtiver o aval do governo federal, a cidade alemã poderá dar início a um estudo, em parceria com o Instituto de Pesquisa sobre Dependência (ISFF) da Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt, que investigará, ao longo de cinco anos, os parâmetros do modelo regulatório para o comércio de cannabis para adultos. A Alemanha legalizou o uso adulto de cannabis em abril deste ano, mas ainda não regulamentou as vendas.
Leia também: Primeiro clube de cultivo de maconha é aprovado na Alemanha
“Estamos dando um passo importante. A distribuição regulamentada de cannabis tem um grande potencial em muitos aspectos. Pode proteger os consumidores, aliviar a carga do judiciário e reduzir o tráfico ilegal de drogas”, disse Voitl durante a cerimônia de assinatura da declaração de intenções.
No projeto-piloto, os participantes registados poderão comprar legalmente flores de cannabis e outros produtos que contenham tetrahidrocanabinol (THC) em lojas especializadas especialmente construídas para isso. Quem quiser participar deve residir em Frankfurt, ser maior de idade e saudável, além de se comprometer a participar em questionários e exames científicos regulares. Estão excluídas da participação, entre outras, mulheres grávidas ou lactantes, pessoas com doenças mentais e menores. O estudo será acompanhado clinicamente por um especialista.
“Uma das questões centrais do apoio científico trata dos efeitos da compra legal de cannabis – incluindo a possibilidade de aconselhamento – no comportamento de saúde dos próprios clientes”, diz o Professor Heino Stöver, à frente do apoio científico ao projeto. “Podem ser tiradas conclusões não só para a prevenção, mas também para o desenho futuro do acesso à cannabis.”
O número de participantes inicialmente não é limitado. O projeto-piloto está sendo implementado pela
Sanity Group GmbH, com sede em Berlim . A empresa já opera lojas especializadas comparáveis na Suíça para um projeto de pesquisa semelhante, que acontece desde outubro de 2023.
Além de Frankfurt, a cidade de Hanover também pretende iniciar um projeto-piloto, também em cooperação com o Sanity Group GmbH.
Leia também: