Órgãos competentes, como Anvisa, Mapa e Ministério da Saúde, têm seis meses para implementar a decisão que autoriza a importação de sementes e o cultivo de cannabis com baixo teor de THC para fins medicinais e farmacêuticos
Em decisão unânime entre os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), nesta quarta (13), a importação de sementes e o cultivo de cannabis com baixo teor de tetrahidrocanabinol (THC), exclusivamente para fins medicinais e farmacêuticos, foi autorizada.
O STJ estabeleceu o prazo de seis meses para que os órgãos competentes, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério da Saúde, implementem a decisão, incluindo a regulamentação da importação de sementes e do cultivo. A ministra relatora Regina Helena Costa reforçou que o julgamento não inclui o cultivo individual nem tampouco o uso industrial da planta.
“É um equívoco considerar o cânhamo como substância proibida em sua totalidade, especialmente quando a Anvisa já reconhece o CBD como composto medicinal. Essa autorização é uma medida urgente para atender às demandas de saúde no Brasil”, declarou durante a sessão.
Assista ao julgamento na íntegra:
Entenda o caso
O Recurso Especial nº 2024250, requerido pela empresa DNA Soluções em Tecnologia Eireli, submete a julgamento a possibilidade de concessão de Autorização Sanitária para importação e cultivo de variedades de cannabis que, embora produzam tetrahidrocanabinol (THC) em baixas concentrações, geram altos índices de canabidiol (CBD) ou de outros canabinoides, e podem ser utilizadas para a produção de medicamentos e demais subprodutos.
Foto de capa: Henrik Pauly | Unsplash.
Leia também:
Consumo de maconha permanece estável no Canadá
O número de pessoas que relatam fumar maconha continua diminuindo no Canadá, e o dos que fazem uso diário tem…
Guerra às drogas consumiu R$ 7,7 bi do orçamento de seis unidades federativas em 2023
Com os recursos empregados na implementação da Lei de Drogas, quase mil escolas poderiam ter sido construídas e cerca de…
Advogado lança Manual Jurídico da Cannabis Legal
Livro do advogado Murilo Nicolau examina como o marco legal da cannabis medicinal evoluiu no Brasil e revela que, apesar…
Portugal: estudo revela padrões de consumo da maconha entre jovens
Em Portugal, o consumo de maconha por jovens de 18 anos é mais frequente do que o de álcool e…
Doutora responde: “A cannabis pode ajudar a prevenir ou tratar câncer de pele?”
Em sua coluna, a Dra. Amanda Medeiros responde às principais dúvidas de leitores da Smoke Buddies sobre cannabis e saúde Médica…
Alesp: frente parlamentar anuncia vencedores de edital sobre cannabis medicinal e cânhamo
Oito projetos inscritos no edital da Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial da Assembleia Legislativa de São Paulo…