Órgãos competentes, como Anvisa, Mapa e Ministério da Saúde, têm seis meses para implementar a decisão que autoriza a importação de sementes e o cultivo de cannabis com baixo teor de THC para fins medicinais e farmacêuticos
Em decisão unânime entre os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), nesta quarta (13), a importação de sementes e o cultivo de cannabis com baixo teor de tetrahidrocanabinol (THC), exclusivamente para fins medicinais e farmacêuticos, foi autorizada.
O STJ estabeleceu o prazo de seis meses para que os órgãos competentes, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério da Saúde, implementem a decisão, incluindo a regulamentação da importação de sementes e do cultivo. A ministra relatora Regina Helena Costa reforçou que o julgamento não inclui o cultivo individual nem tampouco o uso industrial da planta.
“É um equívoco considerar o cânhamo como substância proibida em sua totalidade, especialmente quando a Anvisa já reconhece o CBD como composto medicinal. Essa autorização é uma medida urgente para atender às demandas de saúde no Brasil”, declarou durante a sessão.
Assista ao julgamento na íntegra:
Entenda o caso
O Recurso Especial nº 2024250, requerido pela empresa DNA Soluções em Tecnologia Eireli, submete a julgamento a possibilidade de concessão de Autorização Sanitária para importação e cultivo de variedades de cannabis que, embora produzam tetrahidrocanabinol (THC) em baixas concentrações, geram altos índices de canabidiol (CBD) ou de outros canabinoides, e podem ser utilizadas para a produção de medicamentos e demais subprodutos.
Foto de capa: Henrik Pauly | Unsplash.
Leia também:
Cazaquistão legaliza cultivo de cânhamo industrial
O Cazaquistão legalizou o cultivo de cânhamo industrial com fins exclusivamente produtivos, sob rígido controle de THC e já iniciou…
“O Preço da Cura”: doc expõe a realidade de quem luta pelo direito à saúde no Brasil
O documentário “O Preço da Cura”, que estreia no dia 26 de abril, em São Paulo, revela como famílias brasileiras…
Slowdayz: aLeda Shop estreia no digital com coleção especial 4/20
Comemorando o 20/04 — data símbolo da cultura canábica — a marca apresenta sua nova coleção cápsula Slowdayz, que convida…
Você já ouviu falar em lifestyle no setor da cannabis?
Mais do que um hábito, o lifestyle canábico vem ganhando força no Brasil como expressão de identidade, cultura e mercado…
UNILA inicia pesquisa inédita com cannabis medicinal para reabilitação pós-AVC
A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) dá um passo inédito na ciência brasileira ao lançar uma pesquisa pioneira que…
Ben & Jerry’s e Last Prisoner Project se unem por justiça para prisioneiros da cannabis no 4/20
Neste 4/20, uma das datas mais simbólicas para a cultura canábica, a Ben & Jerry’s reforça seu histórico ativismo social…