Proposta será novamente submetida aos oito debates necessários para sua aprovação, após duas tentativas anteriores fracassarem
A iniciativa de legalizar a cannabis para uso adulto na Colômbia já conta com a assinatura de quase 50 congressistas da Câmara de Representantes.
Com o congressista liberal Juan Carlos Losada novamente à frente do projeto e com o apoio do Pacto Histórico, Alianza Verde, La U e outras bancadas, o país se prepara para enfrentar novamente os oito debates que devem ocorrer no Congresso para chegar à fase de legalização.
O projeto da Colômbia para legalizar a cannabis
O objetivo de modificar o artigo 49 da Constituição para eliminar a proibição de uso, posse e comercialização permanece em vigor desde a apresentação anterior do projeto. A ideia é que o uso da maconha e seus derivados seja permitido para maiores de 18 anos.
Com a legalização virão as regras, ou seja, nada poderá ser vendido próximo aos ambientes escolares, e será promovida a educação e a prevenção aos menores, segundo o El Espectador.
A verdade é que há anos o país pressiona pela legalização. Até o presidente Gustavo Petro tem sido favorável a que isso aconteça. Além do mais, Petro vem decretando há muito tempo que este é o fim do proibicionismo e da “fracassada” guerra às drogas.
Aparentemente, é apenas uma questão de tempo porque a Colômbia não desiste da possibilidade de a cannabis se estabelecer definitivamente na sociedade, sem estigmas.
Por Lucía Tedesco, publicado originalmente no El Planteo.
Leia também: Tailândia decide regulamentar a maconha para fins medicinais e sinaliza que não vai recriminalizar