Em sua coluna, a Dra. Amanda Medeiros responde às principais dúvidas de leitores da Smoke Buddies sobre cannabis e saúde
Médica prescritora com certificação internacional em medicina canabinoide e experiência prática em clínica geral integrativa, a doutora Amanda Medeiros compartilha seu conhecimento sobre questões ligadas à saúde em que a cannabis pode funcionar como ferramenta terapêutica.
Leia também: A cannabis pode afetar os efeitos da pílula anticoncepcional?
Mas, atenção: a informação compartilhada NÃO é uma orientação médica para todos os casos semelhantes — se você se identifica com a situação, consulte um médico sobre sua condição.
Tem alguma dúvida relacionada à saúde? Escreva para redacao@smokebuddies.com.br e envie sua pergunta para a Dra. Amanda.
A cannabis pode ser aliada no tratamento de hipertireoidismo?
O hipertireoidismo ocorre por consequência de uma alteração da função da glândula tireoide, que regula órgãos importantes como o coração, o cérebro, o fígado e os rins, e é caracterizado pelo aumento da produção dos hormônios T3 e T4, o que pode ocasionar sintomas como perda de peso acentuada, batimentos cardíacos rápidos ou irregulares, sudorese e irritabilidade, entre outros.
O tratamento desta condição, que requer diagnóstico e acompanhamento médico, pode incluir produtos derivados da cannabis, uma vez que eles atuam no sistema endocanabinoide, que tem receptores em todo nosso corpo, incluindo na tireoide, promovendo a homeostase dessa glândula, ou seja, auxiliando a regular a produção dos hormônios afetados pela doença.
Mas, vale lembrar que o tratamento de hipertireoidismo varia de acordo com a causa da doença, e o acompanhamento médico é essencial para validar o diagnóstico e o caminho terapêutico a ser seguido. Consulte seu médico!
Imagem de capa: freepik.
Leia também: