Em sua coluna, a Dra. Amanda Medeiros responde às principais dúvidas de leitores da Smoke Buddies sobre cannabis e saúde
Médica prescritora com certificação internacional em medicina canabinoide e experiência prática em clínica geral integrativa, a doutora Amanda Medeiros compartilha seu conhecimento sobre questões ligadas à saúde em que a cannabis pode funcionar como ferramenta terapêutica.
Leia também: A cannabis pode afetar os efeitos da pílula anticoncepcional?
Mas, atenção: a informação compartilhada NÃO é uma orientação médica para todos os casos semelhantes — se você se identifica com a situação, consulte um médico sobre sua condição.
Tem alguma dúvida relacionada à saúde? Escreva para redacao@smokebuddies.com.br e envie sua pergunta para a Dra. Amanda.
Quais são os benefícios terapêuticos dos terpenos da cannabis?
Os terpenos, que são os compostos responsáveis pelo perfil aromático das plantas, têm muitas propriedades terapêuticas, e não só no campo da aromaterapia.
Fora a funcionalidade do terpeno isolado, como o mirceno, linoleno e cariofileno, com características terapêuticas únicas (que incluem, por exemplo, relaxamento, indução ao sono, etc), percebemos que cada combinação (perfil) de terpenos das diversas variedades de cannabis trabalha concomitantemente com os canabinoides, estimulando os efeitos fisiológicos que a planta causa no nosso organismo.
Daí a complexidade dos produtos chamados full spectrum, que contêm vários compostos naturais da planta, incluindo THC, CBD e outros canabinoides, além dos terpenos e flavonoides, que agem em sinergia entre si para oferecer efeitos diferentes dos compostos isolados. Essa relação sinérgica é conhecida por Efeito Comitiva, ou Entourage.
Leia também: