smokebuddies.com.br

Fotografia mostra o topo de uma planta de cannabis em fase vegetativa. Foto: jcomp | Freepik.

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência envia moção de censura ao CFM por postura anticientífica sobre cannabis

Documento expressa “profunda preocupação” por postura anticientífica do Conselho Federal de Medicina (CFM) referente ao uso terapêutico da maconha e seus derivados, a vacinas e ao aborto

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) encaminhou ao presidente do Conselho Federal de Medicina, José Hiran da Silva Gallo, e à ministra da Saúde, Nísia Trindade, uma moção de censura ao CFM por sua postura anticientífica sobre vacinas, aborto e uso terapêutico da maconha e seus derivados.

O documento, aprovado por unanimidade pela Assembleia Geral Ordinária de Sócios da SBPC, em julho, critica as posturas do CFM que “contrariam princípios fundamentais da ciência e da medicina baseada em evidências”.

Leia também: Uso de maconha auxilia na redução do consumo de opioides e no controle dos sintomas de abstinência, segundo estudo

No que diz respeito à maconha, a SBPC considera que o Conselho Federal de Medicina ignora as evidências científicas sobre os riscos e benefícios de seu uso terapêutico ao declarar que a maconha “causa dependência gravíssima, com importantíssimos danos físicos e mentais, levando a prejuízos para toda a vida”.

“Tais afirmações do CFM podem criar estigmas desnecessários e barreiras ao acesso da população a tratamentos medicinais eficazes, impactando negativamente a qualidade de vida de muitos pacientes que poderiam se beneficiar dos medicamentos canábicos”, diz a moção. “A posição anticientífica do CFM em relação ao uso medicinal da maconha pode influenciar negativamente as políticas públicas de saúde e dificultar o avanço das pesquisas científicas nesta área, além de perpetuar desinformações que não condizem com as melhores práticas científicas”.

Dessa forma, a entidade insta o CFM a revisar suas posições sobre o assunto, alinhar suas recomendações com as melhores evidências científicas disponíveis e contribuir, assim, para a promoção da saúde pública e do bem-estar dos pacientes.

Foto de capa: jcomp | Freepik

Leia também:

Picture of Smoke Buddies

Smoke Buddies

Desde 2011, a Smoke Buddies se dedica a produzir e compartilhar notícias relevantes sobre políticas sobre drogas e maconha, no Brasil e no mundo, e informar pessoas interessadas no tema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *