O cânhamo industrial na África tem potencial para valer 2,4 bilhões de dólares ao ano, de acordo com relatório
A análise de mercado realizada pela organização Africa Hemp Fund indicou que o mercado de cânhamo industrial no continente africano pode atingir 2,4 bilhões de dólares ao ano com a regulamentação.
A planta tem um imenso potencial em setores como a fabricação de têxteis, bioplásticos e materiais de construção, e a África tem terras e clima ideais para o seu cultivo. Na verdade, espera-se que à medida que a sua utilização cresça nos próximos anos, os países modernizem as suas leis e regulamentos.
Leia também: Mercado global de cannabis deve atingir US$ 86 bilhões em 2028
“[O continente] está bem posicionado para se tornar um interveniente-chave no mercado global de cânhamo industrial”, afirmou o Africa Hemp Fund, de acordo com a International CBC. A organização prevê ainda que esta indústria poderá gerar até 180 mil empregos.
A indústria do cânhamo não é exclusiva da África
Uma análise da Spherical Insights LLP projeta que o mercado global de cânhamo atingirá US$ 24,3 bilhões até 2033, com uma taxa de crescimento anual de 16,27%.
Mas o crescimento não é apenas económico, o cânhamo industrial pode trazer benefícios em termos de desenvolvimento sustentável. A cultura requer menos água do que culturas mais tradicionais, como o algodão, e pode ajudar a melhorar a qualidade do solo, tornando-se uma opção favorável para áreas afetadas pela degradação ambiental.
Por Lucía Tedesco, originalmente publicado no El Planteo.
Imagem de capa: Nicky ❤️🌿🐞🌿❤️ | Pixabay
Leia também: