Parlamento deve votar na quarta (27) o projeto de lei que legaliza o cultivo, o uso e a comercialização de maconha para adultos na Austrália
O Parlamento da Austrália decidirá sobre a legalização da maconha para uso adulto na próxima quarta-feira (27). A legislação proposta pelo Partido Verde criaria uma agência nacional para supervisionar a indústria e estabelecer requisitos de rotulagem; como informações de segurança e dosagem.
Leia também: Frankfurt planeja projeto-piloto de venda de maconha
O cultivo doméstico para uso pessoal também está contemplado, assim como as lojas de maconha devidamente licenciadas. O projeto de lei não faz alterações no esquema de cannabis medicinal da Austrália. De acordo com a legislação, se aprovada, grandes corporações de tabaco, álcool e farmacêuticas seriam mantidas fora do mercado. A legalização do uso adulto de cannabis renderia US$ 28 bilhões em receita pública para o país nos primeiros 9 anos de operação.
“Este projeto de lei pode redirecionar bilhões do crime organizado para empresas locais e empreendedores ousados, trazendo produtos de cannabis seguros e de alta qualidade para todos nós”, tuitou o senador que apresentou o projeto, David Shoebridge.
Mas ele não tem ilusões de que aprovar o projeto de lei será uma vitória fácil.
“A votação não será fácil porque os grandes odeiam mudanças positivas”, afirmou em outro tuíte. “Quero dizer, sério, se esse pessoal não se juntar a nós para consertar a crise imobiliária, resolver a bagunça climática ou parar a guerra, vamos pelo menos ter um pouco de maconha legal para lidar com tudo isso.”
Foto de capa: Kym MacKinnon | Unsplash.
Leia também: