Folhagem de cannabis. Foto: Erin Stone | Pixabay

Alesc vota projeto de lei sobre distribuição de produtos de cannabis com fins terapêuticos

Projeto de lei que vai ao plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) na tarde desta quarta (27) prevê o fornecimento de produtos de cannabis via associações

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina deve votar em plenário nesta quarta (27), às 16h, o Projeto de Lei 414/2021, da deputada Paulinha (Podemos), que disciplina o fornecimento, pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), de produtos à base de canabidiol (CBD) para o tratamento de condições médicas debilitantes. A proposta legislativa é considerada avançada, uma vez que não limita as condições médicas passíveis de tratamento e propõe articulação com as associações de cannabis para o fornecimento dos produtos.

“Na minha opinião, é uma das melhores leis do Brasil a de Santa Catarina, porque deixa aberto [o uso] para qualquer tipo de doença e prevê o fornecimento via associações”, explica Pedro Sabaciauskis, fundador e presidente da associação Santa Cannabis. “Isso pode servir de exemplo para os demais estados”.

De acordo com o PL, os produtos à base de cannabis deverão contar com prescrição de médico habilitado nos termos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Conselho Federal de Medicina (CFM). Caberá à Secretaria de Estado da Saúde (SES) definir os procedimentos administrativos para regular a disponibilização dos produtos.

Na manhã de terça (26), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) acatou uma emenda ao projeto, apresentada no âmbito da Comissão de Saúde, que busca assegurar que “os procedimentos de prescrição e aquisição dos produtos à base de canabidiol sejam guiados por ‘critérios médicos e científicos, sem restrições excessivas’, garantindo, assim, “um acesso mais amplo e eficaz aos tratamentos necessários”.

Foto de capa: Erin Stone | Pixabay.

Leia também:

Picture of Smoke Buddies

Smoke Buddies

Desde 2011, a Smoke Buddies se dedica a produzir e compartilhar notícias relevantes sobre políticas sobre drogas e maconha, no Brasil e no mundo, e informar pessoas interessadas no tema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunas Patrocinadas

Redes Sociais