Variedade de cannabis com cerca de 15% de THC deve chegar às farmácias do Uruguai no fim do ano
O Uruguai em breve terá disponível uma nova variedade de cannabis com alto teor de THC à venda nas farmácias. Chamada de Épsilon, será a flor mais potente disponível no mercado legal do país, com aproximadamente 15% de THC. Segundo a Junta Nacional de Drogas, chegará às farmácias no fim do ano.
Leia também: Regulamentação da maconha no Uruguai divide opiniões
Daniel Radío, secretário da Junta, explicou que a decisão de introdução desta nova variedade procura diversificar a oferta e responder às necessidades dos consumidores que procuram produtos com maior concentração de THC. “A ideia é que haja um amplo espectro para que o usuário possa escolher”, disse ele ao veículo Ámbito Financiero.
Números da maconha no Uruguai
Estima-se que o número real de usuários no Uruguai ultrapasse 250 mil, apesar de apenas 70 mil pessoas estarem cadastradas para comprar maconha nas farmácias. Mesmo tendo em conta que existem 12 mil produtores e 13 mil associados distribuídos em clubes canábicos, a diferença ainda é grande.
Por outro lado, a Épsilon não é a primeira tentativa do Uruguai de oferecer variedades mais poderosas. Em dezembro de 2022 foi lançada a Gamma, com teor de THC próximo de 12%. Porém, as primeiras variedades, Alfa e Beta, apresentavam níveis bem inferiores, em torno de 4%.
Notou-se a procura por um produto mais forte e competitivo, comparativamente à oferta dos clubes de cannabis, onde os consumidores podem aceder a marijuana com concentrações de THC superiores a 20%.
Radío sublinhou que, com a chegada da Gamma, o número de pessoas que compram nas farmácias voltou a aumentar: “A partir do momento em que introduzimos a nova variedade, as pessoas voltaram a comprar e mais pessoas registaram-se: isso é bom, porque significa que nós vamos continuar avançando no sentido de que as pessoas comprem mais no mercado regulado e menos no tráfico de drogas”.
Por Lucía Tedesco, originalmente publicado no El Planteo.
Foto de capa: Joanna | Unsplash
Leia também: