Candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, o ex-presidente Donald Trump afirmou que está começando a concordar com a legalização, e se posicionará em breve sobre o assunto
Donald Trump disse durante entrevista coletiva que irá opinar “muito em breve” sobre a legalização da maconha para uso adulto, que será votada na Flórida, estado em que o candidato à presidência dos EUA é eleitor, em novembro, mas adiantou que está inclinado a concordar à medida que vários estados do país seguiram com a legalização.
Trump acrescentou: “Mas conforme legalizamos em todo o país, seja uma coisa boa ou ruim, é terrivelmente difícil para as pessoas em todas as prisões que estão na cadeia agora por algo que é legal.”
Os eleitores da Flórida poderão votar sobre uma emenda para legalizar o consumo adulto de maconha nas eleições gerais que acontecem em novembro. Se a medida obtiver 60% ou mais dos votos, as vendas aconteceriam nos dispensários de maconha medicinal existentes. No entanto, o Partido Republicano na Flórida, ao qual pertence Trump, se opõe à emenda e está arrecadando milhões para derrotá-la.
Retórica oportuna
A fala de Trump, que sugere flexibilidade, mas sem se comprometer, soa como uma ferramenta retórica oportuna para não abrir mão do eleitorado favorável à legalização. Porém, sua experiência à frente da Casa Branca, entre 2017 e 2021, mostra que o 45º presidente dos Estados Unidos pouco fez pela causa durante seu mandato. Seu candidato a vice nessas eleições, JD Vance, também não acena para a pauta: o então senador por Ohio se recusou a tomar uma posição quando o estado legalizou a maconha, no ano passado.
Sua rival no pleito, Kamala Harris, vem demonstrando uma postura cada vez mais progressista em relação ao tema. No início do ano, a vice-presidente dos Estados Unidos pediu pela legalização da maconha e instou o Departamento de Justiça dos EUA a acelerar o processo de reclassificação da cannabis como uma substância menos perigosa. Tim Walz, candidato a vice pelos Democratas, por sua vez, assinou a legalização da maconha para uso adulto em Minnesota no ano passado, enquanto governador do estado.
Foto de capa: Gage Skidmore (Wikimedia Commons).
Leia também: