TDAH e maconha

Jovem sentada na mesa com diversas distrações, em alusão ao TDAH. Arte: Papelito.

A maconha ajuda ou atrapalha o TDAH? A Papelito te explica!

Desde a pandemia, o TDAH explodiu na internet. Você com certeza já viu algum post, vídeo ou meme sobre o assunto, né? É só rolar um pouco o feed do TikTok pra ver algum “especialista” falando sobre o tema. 

Assim como diversos outros transtornos psiquiátricos, a maconha medicinal também é usada por muitos para o tratamento do TDAH. Mas, será mesmo que queimar umzinho realmente ajuda? 

Explicando o TDAH

Segundo o Ministério da Saúde, o TDAH é um transtorno com sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Fácil de se identificar, né?  Com a correria do dia a dia, quem aí não costuma se sentir inquieto, ansioso ou com problemas de atenção? 

Por isso, é importante prestar atenção em como você anda lidando com as questões da sua vida cotidiana. Se identificar com os sintomas acima é supercomum, o problema está quando isso acontece de forma frequente e intensa, atrapalhando seu dia a dia.

TDAH e maconha dá match?

Infelizmente, ainda não existem estudos suficientes para afirmar que a maconha é, de fato, eficaz no tratamento do TDAH. Por isso, a maioria dos locais com programas de saúde de cannabis medicinal não incluem o transtorno como uma possibilidade para conseguir a licença de usuário ou cultivador. 

Fato é que a nossa plantinha favorita possui efeitos complexos e muito variados. “Num dia tranquilo, em um ambiente favorável, ela pode ajudar a assistir um filme ou realizar uma tarefa. A depender da quantidade e do contexto, ela pode exercer o efeito contrário”, explica a psiquiatra Mariana Muniz.

Tenho TDAH e fumo maconha, e agora?

É a mesma história da ansiedade: depende muito de como ela te afeta e como você lida com isso. 

Se você fica mais agitado após fumar, sente que ela desencadeia episódios desafiadores ou se você sente que vem fumando de forma compulsiva, sem conseguir parar, talvez seja a hora de repensar seu uso.

Afinal, a verdinha tem que vir pra somar!

Jovens em risco de psicose que usam maconha apresentaram melhora dos sintomas, segundo estudo

mm

Sobre Papelito Brasil

Mais que uma marca de papéis para enrolar e acessórios de tabacaria, a Papelito Brasil é também uma referência em redução de danos, qualidade e sustentabilidade. A marca que ajuda a Salvar o Verde desde 2012.
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!