Jogos como Super Mario Odyssey ajudam a melhorar sintomas da depressão, afirma estudo

Pesquisadores descobriram que o uso de videogames pode reduzir os sintomas depressivos, aumentando a motivação e o bem-estar

Em uma era em que a saúde mental se torna cada vez mais importante, um estudo recente revelou que o uso de videogames 3D, especificamente Super Mario Odyssey, pode aliviar os sintomas do transtorno depressivo maior (TDM).

A pesquisa da Universidade de Bonn, na Alemanha, foi publicada na revista Frontiers in Psychiatry. Este estudo explorou a eficácia dos videogames 3D como ferramenta terapêutica, descobrindo que jogar Super Mario Odyssey durante seis semanas resultou numa redução significativa dos sintomas da depressão.

Leia também: Doutora responde: “O uso inalado de cannabis é indicado para depressão maior?”

Metodologia do estudo

Na pesquisa, participaram 46 pessoas clinicamente deprimidas, divididas em três grupos: um experimentou videogames 3D, outro um programa de remediação cognitiva (COGPACK) e um terceiro seguiu tratamentos convencionais de psicoterapia ou farmacoterapia.

Os resultados mostraram uma diminuição notável nos sintomas depressivos no grupo que jogou videogames 3D. Além disso, observou-se que este tipo de jogo “pode promover a plasticidade do hipocampo, o que consequentemente leva a uma melhoria das funções cognitivas que lhe estão associadas, como a memória visuoespacial”, afirma o estudo, segundo a High Times.

Por que escolher Super Mario para aliviar a depressão?

Esta decisão foi baseada em estudos anteriores que destacaram os benefícios cognitivos dos jogos 3D. Super Mario Odyssey é um dos jogos mais vendidos para Nintendo Switch, refletindo seu alcance e influência.

O estudo contribui para a crescente investigação sobre alternativas para tratar a depressão, incluindo substâncias psicodélicas e psicotrópicas, como cannabis, psilocibina e DMT.

Os videogames 3D podem oferecer uma abordagem complementar ou alternativa para algumas pessoas: a eficácia de Super Mario Odyssey no tratamento da depressão realça o potencial terapêutico dos videogames e o seu papel na medicina do futuro.

Por Lucía Tedesco, publicado originalmente no El Planteo.

Leia também:

Pessoas com depressão e ansiedade percebem melhora na insônia com uso de maconha

Imagem de capa: Nintendo.

Sobre El Planteo

El Planteo é um meio de comunicação focado em tópicos inovadores como cannabis, cânhamo, psicodélicos, música, ecologia, criptomoedas, questões de gênero e sexualidade e muito mais. Nosso conteúdo frequentemente tem um ângulo econômico ou financeiro. El Planteo é financiado pela Benzinga, um meio de comunicação financeiro dinâmico e inovador com sede em Detroit que fornece aos investidores conteúdo exclusivo e de alta qualidade cobiçado pelos principais operadores de Wall Street.
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!