smokebuddies.com.br

Sérvia x Inglaterra: uso de maconha é permitido nos arredores do estádio, enquanto bebidas com alto teor alcoólico estão proibidas

Histórico de violência entre as torcidas de ambas as seleções levou a organização da Eurocopa e as autoridades alemãs a tomarem medidas para conter o abuso de álcool; o consumo público de cannabis é permitido na Alemanha com certas restrições

A polícia alemã está encorajando os torcedores a fumarem maconha em vez de beber álcool, durante a estreia da Inglaterra na Eurocopa, que está sendo realizada na Alemanha. O conselho não convencional visa evitar distúrbios e vandalismos no jogo contra a Sérvia, que acontece neste domingo (16) no estádio Veltins-Arena, em Gelsenkirchen.

Segundo o tabloide britânico The Sun, um porta-voz da polícia de Gelsenkirchen disse que os torcedores que consumirem maconha nas ruas da cidade não serão incomodados e que o alvo das forças de segurança alemãs serão os grupos que forem vistos bebendo álcool.

“Não é problema para os torcedores fumar cannabis na rua”, disse Stephan Knipp. “Se virmos um grupo de pessoas bebendo álcool e parecendo um pouco agressivos, e outro grupo fumando cannabis, é claro que vamos olhar para o grupo bebendo álcool.”

Beber álcool pode tornar alguém mais agressivo, e fumar maconha deixa as pessoas de bom humor. Queremos prevenir a violência e manter as pessoas seguras. Nosso foco será nos fãs que estão bebendo e potencialmente se tornando violentos”, explicou o policial.

A maconha foi legalizada para uso adulto na Alemanha em abril — a lei permite que qualquer pessoa com 18 anos ou mais porte e cultive cannabis para consumo pessoal. Embora o acesso à planta ainda seja limitado no país, espera-se que os torcedores consigam alguma erva e evitem o álcool para que o jogo deste domingo não seja mais um déjà-vu de violência.

Isso por que o jogo entre Inglaterra e Sérvia foi considerado de “alto risco” pelas autoridades alemãs devido ao histórico de hooliganismo de ambos os países. Segundo o i, a União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) impôs regras rigorosas quanto ao uso de drogas no jogo, determinando que os torcedores sejam submetidos a testes no local se parecerem estar embriagados ao tentarem entrar no estádio.

Verificações aleatórias de álcool e outras drogas serão realizadas pela polícia ou por funcionários treinados, usando bafômetros, em torcedores que apresentem problemas de comportamento ou estejam claramente embriagados, e a entrada no estádio poderá ser recusada.

As autoridades alemãs também tomaram medidas para prevenir a violência induzida pelo álcool, incluindo servir apenas cerveja de baixo teor alcoólico em bares ao redor do estádio durante o jogo da Inglaterra contra a Sérvia. Outra medida tomada é a proibição do consumo público de bebidas na Heinrich-König-Platz, a principal praça da cidade.

No interior do estádio, os torcedores também só terão acesso a cerveja com baixo teor de álcool, de acordo com o Independent. A cerveja Bitburger Premium (4,8%) normalmente servida dentro da Veltins-Arena foi substituída por uma alternativa de 2,5% e os torcedores só poderão comprar dois pints de cada vez.

O consumo de maconha não será permitido no interior do estádio em qualquer um dos jogos da Euro 2024, uma vez que a lei alemã proíbe que a cannabis seja consumida em certos locais, incluindo onde estejam presentes crianças e instalações desportivas acessíveis ao público.

Sérvia e Inglaterra se enfrentam às 21h (16h no horário de Brasília). O jogo pela 1ª rodada do Grupo C da Eurocopa será transmitido pela Sportv (canal fechado) e pela Globoplay (streaming).

Picture of Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buddies News

Mais recentes