Imagem mostra parte do rosto de uma mulher, com a boca aberta e língua pra fora, onde fica um coração. Foto: freepik.

Seminário internacional aborda redução de danos e chemsex

O I Seminário Internacional de Redução de Danos no Contexto do Chemsex foca em saúde pública e direitos humanos para desmistificar e melhorar o suporte ao uso de substâncias em contextos sexuais

Nos dias 4 e 5 de dezembro, a cidade de Santos, no litoral paulista, recebe o I Seminário Internacional de Redução de Danos no Contexto do Chemsex. O evento, gratuito, é realizado pelo Instituto Multiverso em parceria com a Unifesp, a ABRAMD e o É de Lei, e com apoio do Fundo Positivo e é voltado para profissionais de saúde, pesquisadores, influenciadores e demais interessados nos desdobramentos e impactos do uso de substâncias em contextos sexuais.

Leia também Chemsex: estudo investiga prática entre jovens da Argentina

“Em meio a um cenário global onde o uso de drogas recreativas é frequentemente marcado por políticas punitivas e proibicionistas, o seminário busca lançar luz sobre as experiências de redução de danos e a importância da participação comunitária na formulação de políticas públicas mais eficazes e menos discriminatórias. O evento se propõe a ser um espaço de aprendizado e troca, onde diferentes vozes e experiências podem convergir para criar um entendimento mais amplo e ações mais efetivas no contexto do sexo aditivado (chemsex)”, diz o comunicado oficial do evento.

A programação conta com painéis sobre a química e psicodinâmica do chemsex, perspectivas sobre redução de danos e saúde mental associadas à prática, além de um workshop sobre o desenvolvimento de estratégias específicas para apoiar populações vulneráveis, como migrantes, trabalhadores do sexo, pessoas transgênero e minorias raciais e uma mesa-redonda com foco nas lacunas de pesquisa e ações colaborativas futuras.

Chemsex: o que é?

Chemsex, ou sexo aditivado, é a prática de combinar o uso de drogas com atividade sexual, geralmente em contextos planejados e prolongados, com o objetivo de intensificar o prazer, a energia ou a intimidade durante o sexo. O termo é reconhecido como uma prática transversal que afeta diversas comunidades, independente de orientação sexual ou identidade de gênero.

No vídeo a seguir, o educador social e redutor de danos Myro Rolim explica essa história no Multicast, do Instituto Multiverso:

Serviço – I Seminário Internacional de Redução de Danos no Contexto do Chemsex

Dias 4 e 5 de dezembro

Beneficência Portuguesa, Cidade de Santos (SP)

Evento gratuito e presencial, com vagas limitadas.

Inscrições AQUI.

Imagem de capa: freepik.

Leia também:

Picture of Smoke Buddies

Smoke Buddies

Desde 2011, a Smoke Buddies se dedica a produzir e compartilhar notícias relevantes sobre políticas sobre drogas e maconha, no Brasil e no mundo, e informar pessoas interessadas no tema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunas Patrocinadas

Redes Sociais