Reino Unido: 45% dos britânicos aprovam a descriminalização da maconha

Fotografia mostra bandeira do Reino Unido hasteada e o céu, ao fundo. Imagem: simon frederick | Unsplash.

Pesquisa do governo mostra como os cidadãos do Reino Unido pensam em relação às políticas sobre drogas

De acordo com as últimas estatísticas do governo, 276 mil pessoas no Reino Unido procuraram ajuda de serviços de dependência de drogas estatais entre abril de 2020 e março de 2021. Porém, uma pesquisa realizada pelo governo mostra que muitos britânicos são críticos à abordagem atual para reduzir o impacto das drogas na sociedade e nas pessoas usuárias.

Dois terços dos britânicos (66%) acreditam que o governo atualmente faz muito pouco para resolver os problemas de dependência no Reino Unido, com uma proporção semelhante acreditando que a política atual faz um mau trabalho ao minimizar os danos das drogas às pessoas que as usam (65%) e sociedade (64%).

Leia também: Reino Unido aprova ensaio clínico com cannabis vaporizada para tratamento da dor crônica

Plano desaprovado

Em geral, os britânicos discordam da política de criminalizar as pessoas que usam drogas, que faz parte de um plano de dez anos, lançado recentemente, para combater os danos causados pelas drogas. Apenas um em cada cinco cidadãos do Reino Unido (19%) acredita que a criminalização é a abordagem correta.

Além disso, 49% dos britânicos apoiam que pessoas que fazem uso problemático de drogas devem ser tratadas de forma semelhante aos doentes mentais, ao invés de serem tratados como criminosos.

Descriminalização da maconha

Apesar de a maioria da população ser contrária à descriminalização de todas as drogas, quando se trata de analisar o apoio à descriminalização de cada substância individual, a maconha (45%) e os “cogumelos mágicos” (28%) têm os maiores endossos. Em relação à cannabis, 43% dos britânicos são contra a descriminalização, e 12% não sabem opinar.

Segundo o estudo, britânicos temem que “a descriminalização normalizaria o uso de drogas (5%) e levaria a um aumento do uso (8%), e da taxa de dependência (8%), bem como como a taxa de crimes relacionados com drogas (8%)”.

Leia também:

Agricultores lançam campanha de desobediência civil pela legalização do cânhamo no Reino Unido

#PraTodosVerem: fotografia de capa mostra bandeira do Reino Unido hasteada e o céu, ao fundo. Imagem: simon frederickUnsplash.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!