Projeto de cannabis ganha prêmio Inspira Rio 2023

NEEM recebendo o prêmio Band Inspira Rio 2023.

ONG que ajuda mais de 300 famílias venceu a categoria Atuação Social na Favela através de voto popular

Para uma ONG que começou no meio do Complexo do Alemão, uma das maiores favelas do Rio de Janeiro, entrar no Teatro do Copacabana Palace como convidado foi uma dádiva. Melhor ainda foi sair de lá com um prêmio de reconhecimento nas mãos.

Na quarta-feira (6), o NEEM (Núcleo de Estimulação Estrela de Maria) ganhou o prêmio Band Inspira Rio 2023, na categoria Atuação Social Favela. O projeto social acolhe famílias atípicas de 116 comunidades e, ainda, faz a doação de produtos à base de cannabis.

Mas tudo começou há dois anos, quando Rafaela França buscava uma forma de ajudar a tratar o autismo da filha com a cannabis.

Segundo Manuella Melo Franco, voluntária da ONG, a indicação por si só já foi uma vitória. Contudo, como o vencedor era escolhido por voto popular, a esperança de vencer era remota, visto que os concorrentes eram fortes. “Estávamos concorrendo com pessoas maiores, com mais estradas e mais visibilidade”, ressalta.

Mas o prêmio era da ONG.

Leia: Mãe conta como filha passou de 60 convulsões diárias para quase nenhuma após o uso da cannabis

Projeto de cannabis ganha prêmio Inspira Rio 2023. Foto: NEEM.

Mais incentivo para projetos sociais de cannabis

Contudo, Manuella entende que nem só de honrarias se vive um projeto social, mas também de incentivo. “A gente gostaria que as pessoas entendessem e que participassem mais das construções diárias destes lugares que estamos chegando”, lembra Manuella.

Para ela, além de ajudar na aquisição e formulação dos produtos feitos com a cannabis, há também famílias que trabalham efetivamente na ONG fazendo o projeto rodar. Portanto, é necessário o incentivo de indústrias que já estão faturando com o mercado da planta aqui no Brasil.

No futuro, o projeto pretende participar de editais e investimentos para ajudar não só a ONG, mas também as famílias da comunidade.

Leia também:

Parceria público-privada vai oferecer tratamento com cannabis a pacientes em Goiás

Foto em destaque: Reginaldo Teixeira | Band TV Rio.

mm

Sobre Cannalize

A Cannalize é um portal segmentado com o foco em trazer educação ao público, tanto sobre a cannabis medicinal quanto o uso adulto. O objetivo é responder todas as dúvidas sobre o universo canábico, desmistificar mitos e informar de forma embasada em e ancorada em especialistas e pesquisas científicas.
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!