Do Brasil pras ruas do mundo: o PIXO é um dos temas da nossa campanha de Weed Wear

pixo

O P1X0 é um movimento?

O pixo é uma arte 100% brasileira, fruto de uma sociedade que segrega e pune. No pixo, artistas soltam a voz e fazem sua denúncia, referenciam seus irmãos e nas folhinhas: trocam recados e convites. Pixar é a livre expressão daqueles que foram silenciados.

Ainda é muito marginalizado na nossa sociedade, por se tratar de uma forma de expressão que vem da favela e nasce de dentro dos movimentos de contracultura e antifascismo. No pixo, encontramos as palavras rasgadas e expostas nos muros, janelas em quase todas grandes cidades. Esse é um movimento POLÍTICO!

De São Paulo pro Mundo 

Existem diversos registros históricos de pichações ao redor do mundo, escrever nas paredes sempre foi uma forma de expressão silenciosa e impactante e existe desde que o mundo é mundo. Aqui no Brasil há 2 principais tipos de picho:

PICHO com ch: estilo que fala de qualquer frase escrita pelas cidades, esse tipo de registro ficou mais popular durante um período de repressão do proibicionismo: A DITADURA. As frases eram usadas como protesto seguindo a onda das revoluções de maio de 68.

O pixo com X nasce entre os anos 70/80 em becos e ruas de São Paulo, onde os códigos são pensados para ser uma linha direta: de PIXO pra PIXO, os símbolos se tornam uma linguagem dessa comunidade que cresce a cada dia e ganham cada vez mais destaque na mídia. Hoje, o pixo sai das margens para ocupar outros espaços: está até mesmo em galerias de arte e exposições mundo afora.

Mulheres do pixo 

As mulheres também fazem a cena e descem a letra, com dedo na lata e força na cena elas vêm derrubando o machismo e o sexismo, e fazem de suas escritas um grito de revolução.
Tem quem pense que PIXO é coisa só de mano, mas as mina mandam MUITO!

Se liga: conheça a história e arte da Irene (@eneri.psm), pixadora paulistana que participou da campanha da Weed Wear.

Quer saber mais sobre esse assunto?

João Wainer é jornalista, fotógrafo e cineasta. Colou com a gente e foi diretor da campanha audiovisual Bole Sua Moda da Bem Bolado Weed Wear.

Confere o documentário dele: PIXO e aprenda ainda mais sobre esse universo.

Disponível no Youtube. 

Leia também:

Bole sua Moda: campanha com vertente social lança coleção Weed Wear da Bem Bolado

#PraTodosVerem: imagem de capa com fundo escuro e fachadas de prédios em P&B é coberta pela frase “arte ou protesto”, sendo que a última palavra, que toma boa parte do quadro, é escrita em grafia comum ao movimento pixo. Crédito: Bem Bolado Brasil.

mm

Sobre Bem Bolado Brasil

Uma empresa do bem, baseada em produtos e ideias criativas, inovadoras e funcionais, desde 2012
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!