Pesquisa: pacientes relatam o uso de cannabis para combater distúrbios do sono

#PraTodosVerem: fotografia mostra um travesseiro com duas folhas de cannabis repousando sobre ele. Foto: NisonCo PR and SEO | Unsplash.

Aqueles que relataram consumir cannabis para tratar problemas relacionados ao sono são mais propensos a usar produtos dominantes em THC

De acordo com dados da pesquisa publicada na revista Nature and Science of Sleep, pacientes frequentemente relatam consumir cannabis para tratar problemas relacionados ao sono, particularmente insônia.

Pesquisadores afiliados à Universidade de Sydney entrevistaram 1.600 australianos sobre o uso de cannabis medicinal. Sessenta e quatro por cento dos entrevistados reconheceram consumir cannabis para mitigar os sintomas de um distúrbio do sono, geralmente a insônia. A maioria dos entrevistados disse que a cannabis melhorou muito a qualidade do sono.

A maioria dos entrevistados também relatou ter diminuído o consumo de benzodiazepínicos e álcool após o uso da cannabis — uma descoberta que é consistente com outros estudos.

Leia também: Uso de cannabis reduz distúrbios do sono em pacientes com TEPT, revela estudo

Aqueles que relataram consumir cannabis são mais propensos a reconhecer o uso de produtos de cannabis dominantes em THC.

“O estudo mostra que a maioria dos participantes relatou uma melhora em seus sintomas subjetivos do sono desde o início da cannabis medicinal”, concluíram os autores. “É imperativo que ensaios randomizados, controlados por placebo e usando produtos de qualidade garantida sejam conduzidos para entender melhor a segurança e a eficácia do tratamento com canabinoides em pacientes com distúrbios do sono diagnosticados por médicos”.

De acordo com a Norml, os resultados da pesquisa são semelhantes aos de vários outros estudos que documentam que pacientes com insônia e outros distúrbios do sono relatam melhorias subjetivas após o uso de cannabis. Dados publicados na revista Complementary Therapies in Medicine relataram que a promulgação de leis de legalização da maconha para uso adulto está associada a uma redução significativa nas vendas de soníferos sem receita entre o público em geral.

Leia também:

Cannabis e sonho: por que sonhamos menos com o uso contínuo?

Foto de capa: NisonCo PR and SEOUnsplash.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!