Como abrir uma head shop online?

Um bom planejamento é a chave para empreender no ramo de head shops, e o modelo de negócios online traz benefícios para quem está começando – confira as vantagens e exigências deste formato

Uma das maneiras de trabalhar com a cultura canábica no Brasil é empreender no segmento de head shops, lojas especializadas no varejo de itens e acessórios para o consumo de fumígenos, que compreendem o mercado auxiliar da cannabis, ou seja, aquele que não toca a planta.

Leia também – Como abrir uma tabacaria: cinco dicas para um negócio de sucesso

E, para quem está pensando (e não sabe como) começar a empreitada, vale a pena considerar uma operação online, que reduz custos fixos, como o aluguel de um espaço físico e contratação de funcionários, e permite ampliar o alcance de público e de atendimento. Conheça, a seguir, as características deste modelo de negócios.

Ferramentas úteis

Se, de um lado, uma loja física requer um espaço adequado e estratégico para atrair clientes, uma loja online pede uma estrutura virtual que garanta uma ótima experiência, com facilidade na hora de selecionar e comprar os produtos disponíveis. Por isso, é fundamental escolher uma plataforma adequada para a hospedagem de seu site – há opções que, inclusive, oferecem a interface de vendas integrada, o que ajuda bastante na operação.

Frete: fator decisivo

Você já deve ter passado por uma experiência em que o frete acaba ficando mais caro do que a compra – e, provavelmente, desistiu de seguir adiante por este motivo. Fazer uma pesquisa de mercado para encontrar a melhor opção de entrega do seu produto (seja pelos correios, através de uma transportadora ou contratando o serviço de entregadores, caso a operação seja focada na sua cidade ou bairro) é fundamental para o sucesso de sua empreitada.

Marketing é fundamental

Já que você não tem uma vitrine real como chamariz de público, que tal investir em estratégias para colocar sua head shop em uma posição de destaque para seu público? Isso inclui ter forte presença nas redes sociais, realizar parcerias com as marcas ou até disponibilizar verba para ações de publicidade e eventos no setor. Além disso, é importante diversificar seus canais de venda: WhatsApp, Instagram e outros meios além do site devem ser considerados.

O poder do portfólio

É preciso considerar que a operação virtual não exige espaço físico, mas seu estoque de produtos, sim. Por isso, neste modelo de negócios, a escolha dos produtos é crucial: foque em marcas de qualidade que são referências no setor, como a Papelito, e componha um portfólio diverso, porém enxuto – sem exageros. Vale também fazer uma pesquisa de mercado para entender e focar nos produtos que têm maior saída para seu público-alvo.

Além dessas dicas, você pode participar de uma comunidade da Papelito onde tabacarias e head shops fazem networking e trocam dicas de negócios. A Família Papelito oferece treinamentos, conteúdos sobre vendas e marketing, condições exclusivas nos produtos da marca, sorteios e ações interativas, além de novidades e lançamentos em primeira mão. 😉💚

Participando da comunidade, você tem acesso ao programa de relacionamento e, cumprindo os desafios semanais, você ganha pontos e pode trocar por brindes exclusivos da marca. Faça parte da Família Papelito!

Leia também:

Família Papelito: programa de relacionamento premia tabacarias e head shops

Imagem de capa: Papelito Brasil.

mm

Sobre Papelito Brasil

Mais que uma marca de papéis para enrolar e acessórios de tabacaria, a Papelito Brasil é também uma referência em redução de danos, qualidade e sustentabilidade. A marca que ajuda a Salvar o Verde desde 2012.
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!