Pai e filha obtêm autorização para plantar maconha em Goiânia

Fotografia mostra dois pés de maconha (cannabis) em início de floração, com alguns pistilos concentrados no topo, e as folhagens de outras plantas, ao fundo, fora de foco. Imagem: Pixabay | 7raysmarketing.

Decisão do TRF1 impede que a polícia adote qualquer medida contra a família em razão do cultivo doméstico de cannabis para fins medicinais

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), através de sua Terceira Turma, autorizou um homem de 46 anos e sua filha de 11, moradores de Goiânia (GO), a plantarem maconha em casa para uso medicinal, informou A Redação. O julgamento foi na terça-feira (16), tendo como relator o desembargador Ney Bello.

De acordo com a decisão, as autoridades de segurança pública não poderão adotar nenhuma medida contra a família, que já plantava cannabis para fins terapêuticos.

Leia também: Usos medicinal e industrial da maconha são debatidos na Câmara de Goiânia

A garota foi diagnosticada com transtorno do espectro autista (TEA) e o pai faz tratamento para dor crônica no ombro. O diretor jurídico da Associação Goiana de Apoio à Pesquisa da Cannabis Medicinal (Agape), Matheus Scoponi, disse que o pedido havia sido negado na primeira instância e a vitória foi obtida após recurso junto ao TRF1.

“Eles já estavam plantando e agora estão respaldados pela decisão. Não podem ser adotadas medidas contra eles, de forma que podem dar continuidade ao tratamento de saúde com segurança e tranquilidade”, comemora o advogado.

 

 

No início do mês, a 3ª Vara Federal de Niterói concedeu uma liminar à Associação Brasileira de Acesso à Cannabis Medicinal do Rio de Janeiro (AbraRio) para realizar a pesquisa, plantio, cultivo, colheita e manipulação de maconha para fins medicinais.

A associação fluminense atende mais de 700 associados de diferentes lugares do Brasil e com diversas doenças como epilepsia, autismo, Alzheimer, Parkinson, dores crônicas e ansiedade.

Leia mais:

Assembleia Legislativa de Alagoas avança em projeto sobre cannabis medicinal

#PraTodosVerem: fotografia mostra dois pés de maconha em início de floração, com alguns pistilos concentrados no topo, e as folhagens de outras plantas, ao fundo, fora de foco. Imagem: Pixabay | 7raysmarketing.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!