Pacientes com estresse pós-traumático apresentam melhora dos sintomas após tratamento com maconha

Fotografia mostra dois buds de maconha (cânhamo) secos, de pistilos alaranjados, em uma superfície cinza que se mistura ao fundo.

Estudo britânico observou “melhorias significativas” nos sintomas do TEPT, após participantes iniciarem o uso de flores e óleos de cannabis

O uso de produtos de cannabis foi associado à melhoria dos sintomas em pacientes com transtorno do estresse pós-traumático (TEPT), segundo um novo estudo publicado na revista Expert Review of Neurotherapeutics.

Uma equipe de pesquisadores britânicos avaliou os efeitos na qualidade de vida e a segurança do uso de produtos de maconha em uma coorte de 162 pacientes com TEPT inscritos no Registro de Cannabis Medicinal do Reino Unido.

Leia também: Estudo mostra efeitos positivos da cannabis no tratamento do TEPT

Oitenta pacientes utilizaram apenas a inalação da flor de cannabis por meio de um vaporizador, enquanto 19 administraram apenas óleos por via oral/sublingual e 48 uma combinação de ambas as formas de administração — quinze participantes não tinham dados de prescrição disponíveis.

As dosagens diárias medianas eram de 5 mg de canabidiol (CBD) e 145 mg de tetraidrocanabinol (THC). Os pacientes foram acompanhados por um período de seis meses.

Os participantes relataram “melhorias significativas” nos sintomas do TEPT, sono e ansiedade, após o início do tratamento à base de maconha. A maioria dos eventos adversos, relatados por 20% dos pacientes, foi classificada com gravidade leve ou moderada — insônia e fadiga tiveram a maior incidência.

Leia mais: Estudo mostra que a maconha alivia temporariamente os sintomas de TEPT

“Este estudo observacional sugere uma associação entre o tratamento com produtos medicinais à base de cannabis e a melhora nos desfechos específicos de TEPT, qualidade de vida relacionada à saúde, sono e ansiedade em até 6 meses de acompanhamento”, concluíram os autores.

Apesar de possuir limitações, como a falta de acompanhamento por um período maior, o estudo “pode servir para informar futuros ensaios randomizados controlados por placebo com o objetivo de confirmar esses efeitos promissores, ao mesmo tempo em que informa a prática clínica atual”, disseram os pesquisadores.

Estudos anteriores já haviam encontrado evidências de benefícios do uso medicinal de maconha por pacientes portadores de TEPT no controle dos sintomas.

Leia mais: Maconha pode ajudar a aliviar depressão e evitar suicídio entre pessoas com TEPT, diz estudo

Um estudo israelense, publicado no Journal of Anxiety Disorders, descobriu que o uso de cannabis próximo da hora de dormir foi associado a menos problemas de sono entre pacientes com TEPT.

“A cannabis e suas partes constituintes, THC e CBD, interagem com o sistema endocanabinoide e a regulação do sono de maneiras importantes. Este pode ser o mecanismo pelo qual a maconha medicinal está relacionada a melhorias nos sintomas de TEPT noturnos e diurnos”, escreveram os pesquisadores israelenses.

Outro estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade Estadual de Wayne (EUA), constatou que os participantes que consumiram THC foram capazes de reduzir e gerenciar suas emoções negativas.

Os pacientes que receberam THC ainda apresentaram uma maior ativação do giro angular (região do cérebro relacionada a funções como atenção ou cognição espacial), que geralmente é menor em indivíduos com TEPT.

Veja também:

Uso de óleos e flores de maconha está associado à melhora da ansiedade, diz estudo

Imagem de capa: Unsplash / 2H Media.

mm

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. http://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!