Lançamentos literários sobre maconha para você ter na estante

Fotografia mostra vista aérea de três capas de livros sobre a maconha.

As novidades incluem livros sobre maconha de gêneros distintos, como HQ, não-ficção e até literatura infantil, confira

Não é de hoje que manifestações artísticas e culturais abordam a maconha com o intuito de normalizar suas facetas — e com a literatura não é diferente. Uma vasta bibliografia nacional se debruça sobre os aspectos históricos, sociais e jurídicos da cannabis, disseminando conhecimento com o poder e potencial de transformar a realidade atual.

Leia também – Dez livros para aprofundar seu conhecimento sobre a maconha

Neste contexto, novos títulos que se propõem a falar de maconha, direta ou indiretamente, merecem espaço de destaque nas estantes de entusiastas do assunto. São lançamentos para leitores de todos os gostos, incluindo HQs, entrevistas, pesquisas e ficção, que você conhece a seguir:

Baseado em Papos Reais – Maconha, por Bruno Levinson 

Em entrevistas com vinte pessoas envolvidas de alguma maneira com a maconha, o autor traz o tema para o centro da conversa. Do jornalista Nelson Motta ao ex-varejista de drogas e presidiário Stephane, passando pelo delegado Orlando Zaccone, pela ex-juíza Maria Lúcia Karam e pelo músico Marcelo D2, entre outros, o livro de 266 páginas reúne relatos que mostram a pluralidade do assunto.

A maconha no Brasil através da imprensa, por Gustavo Maia

A tese de mestrado do historiador Gustavo Maia sobre a abordagem da imprensa em relação à maconha antes da proibição (1808-1932) deu origem ao livro lançado pela editora Vista Chinesa que oferece um panorama interessante sobre discursos hegemônicos e suas transformações ao longo da História.

Método Accura de extração de Cannabis Medicinal, por Felipe de Castro e Ian Guedes

Com belas imagens ilustrativas, o livro organizado pela Associação de Apoio e Pesquisa Cannabis Cura (Accura) conduz os leitores por conceitos e processos que envolvem a extração de cannabis e suas aplicações terapêuticas. Uma verdadeira aula para quem se interessa pelo assunto.

Diamba, histórias do proibicionismo no Brasil, por Daniel Paiva

Com o desafio de quadrinizar a história da proibição da maconha no Brasil, o cartunista Daniel Paiva se inspirou na HQ “Cannabis: a Ilegalização da Maconha nos Estados Unidos”, de Box Brown, para ilustrar, com muito humor e senso crítico, episódios históricos decorrentes do proibicionismo brasileiro.

As flores do bem, por Sidarta Ribeiro

Longe de ser apenas uma obra científica de um renomado pesquisador brasileiro, o livro mais recente de Sidarta Ribeiro mistura relatos pessoais com contextos históricos e argumentos científicos para desmistificar estigmas e apontar para a necessidade de reparação dos danos causados pela guerra às drogas.

Dica extra – Lu: Um conto sobre autismo e Cannabis, por Cristian Bernachea e Mario Sanchez 

Também existe espaço para a cannabis na literatura infantil. Em Lu, os leitores mirins mergulham em uma história de amizade e neurodiversidade, belamente ilustrada, com referências sutis à terapia canabinoide. Uma ótima maneira de introduzir o assunto para crianças.

Leia também:

Smoke Buddies indica: livros nacionais que analisam a guerra às drogas

Foto de capa: Smoke Buddies.

mm

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. http://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!