Inverno: veja dicas de jardinagem para a estação mais fria do ano

Fotografia em plano fechado e vista inferior da folha de uma planta de maconha contra a luz, que assume um tom claro e reluzente, acompanhada de outros ramos, e um fundo desfocado, onde pode-se ver a fonte de luz à mostra. Imagem: Luiz Michelini. Epilepsia Anvisa deputados Unicamp

Para manter suas plantas protegidas e saudáveis durante o inverno brasileiro, que em algumas regiões pode registrar temperaturas negativas, listamos algumas dicas de cultivo para a estação

Bastou chegar o inverno para que a horta, o canteiro ou a estufa sinta a mudança climática que a estação traz, diferente em cada região do Brasil. No Sul, onde o clima é Subtropical, os invernos podem ser rigorosos, com muito frio e geadas, enquanto no clima Tropical da região Centro-Oeste a estação é seca e amena em temperatura.

Leia também – Nutrição: entenda as diferenças entre os tipos e os métodos

Considerando as características que o inverno pode abrigar, selecionamos os principais desafios e algumas dicas para manter o cultivo de hortaliças, aromáticas e terapêuticas, ao longo da estação. Confira a seguir:

Proteja do frio

Nos lugares onde as baixas temperaturas caracterizam o inverno, é importante que as plantas recebam abrigo. Isso significa retirar vasos de eventuais correntes direcionadas de ar, cobrir o solo dos canteiros com palhas (de arroz, por exemplo) e trazer para dentro de casa as plantas mais delicadas, como flores, para evitar contato com geadas. Confira nossas opções de estufas e iluminação para cultivo indoor.

Leia mais – Quantum Board: tecnologia e eficiência em iluminação dos painéis de LED

Atenção à rega

Um problema comum nas hortas no inverno é a alta umidade do solo — apesar do tempo seco em parte do país, a evaporação da água também é mais lenta na estação, e a rega deve ser adaptada de acordo. Na dúvida? Coloque a mão na terra e sinta. Outra opção é contar com um sistema automatizado de irrigação indoor, sobre o qual já falamos por aqui:

Automação: conheça três vantagens do sistema automático de irrigação

Semeie para a primavera

Além de ser um bom momento para reforçar a nutrição e manusear as plantas, com a limpeza de folhas secas e a realização de podas e estaquias, o inverno é a estação ideal para a semeadura de hortaliças, raízes e bulbos. Confira as sementes disponíveis nas lojas da Raiz Cultivo Indoor e mãos na terra!

Leia também:

Raiz explana alguns mitos comuns sobre o cultivo de maconha

#PraTodosVerem: fotografia em plano fechado e vista inferior da folha de uma planta de maconha contra a luz, que assume um tom claro e reluzente, acompanhada de outros ramos, e um fundo desfocado, onde pode-se ver a fonte de luz à mostra. Imagem: Luiz Michelini.

Sobre Raiz Cultivo

? Growshop fundada em 2010 especializada em cultivo indoor, orgânico, horticultura e hidroponia, com três unidades no Rio de Janeiro. Whatsapp's - Raiz Barra (21) 99262-2456, Raiz Glória (21) 98136-7121 e Raiz Niterói (21) 99613-2999
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!