Encontro entre representantes da indústria propõe impulsionar a Índia para o mercado têxtil sustentável global misturando cânhamo e lã
O Conselho de Promoção de Exportação de Lã da Índia promoveu um evento em Nova Delhi, em 27 de dezembro, para discutir as oportunidades apresentadas pelo cânhamo industrial, com foco na mistura de cânhamo e lã, para fomentar colaborações internacionais e mostrar o potencial do país em têxteis sustentáveis.
Leia também: Nepal a caminho da legalizar o cultivo de cannabis para fins medicinais
As discussões giraram em torno dos benefícios de combinar as duas fibras para atender à crescente demanda global por têxteis sustentáveis, com o intuito de que essa mistura redefina a indústria e fortaleça a posição da Índia no mercado têxtil global.
Colaborações internacionais para facilitar o compartilhamento de conhecimento, transferência de tecnologia e investimento na Índia também foram sugeridas pelos membros do conselho e representantes de empresas do setor presentes no evento.
Uma delas, a Awega Green Technologies, anunciou que vai lançar um projeto piloto para cultivo de cânhamo industrial em um distrito de Uttarakhand, estado no norte da Índia. Esta iniciativa visa aumentar a renda dos agricultores, promover práticas agrícolas sustentáveis e estabelecer uma cadeia de suprimentos robusta para a produção de cânhamo.
O Ministro Têxtil Giriraj Singh expressou seu compromisso em promover a produção comercial de cânhamo na Índia e garantiu apoio para a elaboração de uma proposta para o Ministro-Chefe de Uttarakhand, Pushkar Dhami, envolvendo o Ministério dos Têxteis e o Comissário Têxtil, para alinhar políticas e facilitar o crescimento deste setor.
Foto de capa: Joyce Romero | Unsplash
Leia também: