Capa da História da Cannabis em Quadrinhos: cultura saúde e sociedade. Imagem: Divulgação.

HQ ilustra a história milenar da cannabis

Associação SouCannabis e Editora Vista Chinesa lançam, durante a ExpoCannabis Brasil, a obra ‘História da Cannabis em Quadrinhos: cultura, saúde e sociedade’

Com o intuito de desafiar estigmas e promover o conhecimento de forma criativa e divertida sobre a história da cannabis, a associação SouCannabis e a Editora Vista Chinesa lançam uma HQ que conta como a planta influenciou civilizações, culturas e movimentos sociais ao longo de milênios.

Com ilustrações belíssimas e uma pesquisa histórica cuidadosa, a obra ‘História da Cannabis em Quadrinhos: cultura, saúde e sociedade’, cujo lançamento acontece durante a ExpoCannabis Brasil 2024, revela como a planta foi utilizada em práticas de curas espirituais e de enfermidades, até enfrentar períodos de criminalização e preconceito, moldando questões sociais e científicas que ressoam até hoje.

“Começamos esse projeto há cerca de três anos, então tem uma longa caminhada de pesquisa, elaboração dos textos, das imagens, mas estamos muito felizes com o resultado”, conta Thais Castilho, jornalista da associação SouCannabis. “Um dos lemas da SouCannabis é informar para transformar, pois sabemos que quebrar paradigmas e preconceitos é fundamental para avançarmos nessa luta. Escrever a história da planta em modelo de HQ torna mais acessível esse conhecimento, mais lúdico e mais fácil de ser assimilado e compartilhado”.

Com uma linguagem clara e uma abordagem criativa e divertida, o gibi propõe furar a bolha e comunicar com diferentes públicos, além dos entusiastas da cannabis. Durante a ExpoCannabis, a obra estará com preço promocional e, em seguida, será disponibilizada para todo o Brasil através da editora e da associação.

Ficha técnica – História da Cannabis em Quadrinhos: cultura, saúde e sociedade
Formato: 16,8 x 23,8 cm
Páginas: 54 páginas
Idealização: Associação SouCannabis
Roteiro: Mário Alarcão e Pedro Gomides
Pesquisa histórica: Demétrius Braga, Mário Alarcão e Pedro Nicoletti
Revisão: Thais Castilho
Arte, cores e diagramação: Pedro Gomides, Nilto Cardoso e Thais de Albuquerque

Outros lançamentos

A Editora Vista Chinesa, especializada em livros sobre cannabis, apresenta outros lançamentos em seu estande na ExpoCannabis Brasil, cujo tema é “Olhos vermelhos de tanto ler”, oferecendo informação de qualidade sobre a planta e o seu papel na cultura, medicina, sociedade e economia.

O livro Maconha no Brasil Contemporâneo: Reflexões, Desafios e Possibilidades para Além da Cannabis Medicinal é uma iniciativa do Núcleo de Estudos sobre Turismo de Drogas (NETUD), do Departamento de Turismo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DTUR/UERJ). A obra surgiu a partir do “I Seminário sobre Maconha no Brasil Contemporâneo”, realizado em julho de 2023, que reuniu especialistas para discutir o tema sob uma ótica inovadora e abrangente. Após o evento, os palestrantes foram convidados a contribuir com um texto para compor esse livro, organizado por Thiago Pereira, professor do DTUR/UERJ, e Matias Maxx, jornalista, fotógrafo e filmmaker.

O livro digital estará disponível para download gratuito e alguns exemplares impressos serão distribuídos gratuitamente aos primeiros visitantes que chegarem ao estande da editora.

Já o livro Afeganistão, Fortaleza da Cannabis é um item de colecionador que apresenta mais de 130 fotografias impressionantes e raras, bem como comentários detalhando como o Afeganistão influenciou a forma como consumimos a planta hoje. O livro do fotógrafo e autor Lucas Strazzeri destaca o papel da maconha afegã, muitas vezes ignorado, e seu impacto no mercado global de cannabis.

“Eu queria celebrar a cultura da cannabis afegã e suas tradições profundamente enraizadas que influenciaram a cultura da cannabis em todo o mundo. Minha esperança é que os leitores passem a apreciar mais as plantas tradicionais e aqueles que trabalham para preservá-las”, disse Strazzeri.

Imagem de capa: Divulgação.

Leia também:



Picture of Smoke Buddies

Smoke Buddies

Desde 2011, a Smoke Buddies se dedica a produzir e compartilhar notícias relevantes sobre políticas sobre drogas e maconha, no Brasil e no mundo, e informar pessoas interessadas no tema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunas Patrocinadas

Redes Sociais