Cannabis Cup, ExpoCannabis, InterTabac e outros eventos de referência no mercado marcam a trajetória das marcas do grupo HBT
Nos últimos meses, o grupo HBT dedicou-se intensamente à produção de eventos. Acontece que, em setembro, suas marcas estarão presentes em três grandes feiras: a ExpoCannabis Brasil, a Expoweed Chile e a InterTabac, na Alemanha. Os irmãos Renato e Giorgio Volonghi contam suas experiências ao longo dos quase 20 anos de trajetória e dão detalhes sobre os eventos que estão por vir, confira!
ExpoCannabis Brasil e ExpoWeed Chile
Planejar, executar e entregar um evento de sucesso é algo trabalhoso. “A ExpoCannabis vem cheia de responsabilidade, ativismo, tecnologia, questões jurídicas, cíveis e sociais”, explica Giorgio. A maior feira do segmento canábico da América Latina vem para o Brasil, adequando seu formato de acordo com a nossa legislação — ainda proibicionista.
A aLeda, marca do grupo HBT que terá stand no evento, é também patrocinadora do Fórum Internacional, que irá reunir palestrantes de diversos países como Argentina, Paraguai, Chile, Colômbia, Equador e Estados Unidos para debater sobre os mais variados temas, como direitos humanos, saúde, negócios, tecnologia, legislação e sustentabilidade. “A partir do momento que essas informações saem do online e vão para um espaço físico, com respaldo, e transitam entre todos os setores, é um avanço enorme para a sociedade”, comenta Giorgio.
“Nossas expectativas como empreendedores são as melhores — tanto na abertura de mercado, quanto em conhecimento e troca de informação”. E para quem já está no segmento há quase 20 anos, ver esse tipo de evento chegar ao Brasil é uma grande vitória. “Em 2006, quando nós começamos, fumar um baseado era muito perigoso. Olhar de onde viemos e para onde estamos indo, 17 anos depois, é inspirador!”, completou Renato.
Os irmãos marcam presença na feira desde a primeira edição e colecionam boas memórias. “Na primeira vez que fomos para o Uruguai, paramos em um restaurante para jantar e, enquanto esperávamos a comida, queríamos fumar. Perguntei ao garçom, um senhor de 70 anos, se teria algum problema. Ele respondeu: ‘Se eu estou andando na rua e alguém faz algo que me incomoda, eu atravesso. Pode fumar!’. Esse foi o meu primeiro contato com a legalização”, conta Renato.
Além da ExpoCannabis Brasil, em setembro, a aLeda também estará presente em mais um evento na América Latina, a Expoweed Chile – fato que demonstra a expansão do segmento canábico e a importância da marca na região. Será a quarta participação no evento e a organização é por conta dos importadores da aLeda no país.
InterTabac
A maior feira de tabaco e acessórios para fumo do mundo, realizada em Dortmund, na Alemanha, também já é tradição do grupo. São dez anos consecutivos de participação — exceto durante a pandemia, quando o evento não aconteceu.
O evento sai do padrão de lifestyle canábico para trazer uma feira de negócios do setor de tabaco. “Vamos levar todas as marcas. Nós buscamos conquistar novos mercados e nos consolidar onde já existimos. O network de business é o mais importante dessas feiras”, explica Renato.
Este ano a InterTabac abre um espaço chamado CB Expo (Cannabis Expo) — onde a aLeda terá um stand — voltado para marcas do setor apresentarem seus produtos e serviços. A feira justifica a criação desse novo ambiente como “um esforço para legalizar o uso adulto da maconha na Alemanha, Países Baixos, Suíça, República Checa, Malta e Luxemburgo”.
Prêmios internacionais
Hoje em dia é fácil enxergar a atuação das marcas HBT, que já estão consolidadas no mercado. Quando tudo começou, com o lançamento da aLeda, em 2006, os irmãos Renato e Giorgio não imaginavam o grande sucesso que estaria por vir.
Entretanto, nos primeiros seis meses de marca, a dupla foi surpreendida com o prêmio de terceiro melhor produto na Cannabis Cup, em Amsterdã, com a folha de celulose. “A celulose era um frenesi, a galera ficava superimpressionada. Nós estávamos conhecendo o que era o mercado canábico fora do país, não tínhamos ideia”, conta Renato.
No ano seguinte, a aLeda levou o primeiro lugar e a dupla ganhou o troféu de melhor produto na High Life Barcelona. Confira o making of do evento no Youtube.