HBT: doze anos de #LifestyleDeVerdade no mercado

William Jambeiro, Giorgio Volonghi e Renato Volonghi, sócios da HBT. (Foto: HBT)

Desde 2006, os irmãos Renato e Giorgio Volonghi revolucionam o mercado brasileiro de Roll-Your-Own lançando tendências de novos produtos e formas de empreender. Conheça essa história

O que futuramente se consolidaria como uma holding de sete marcas, a Handmade Brazilian Tobacco – primeira empresa 100% brasileira de Roll-Your-Own – teve sua trajetória iniciada de forma indireta há dezessete anos, com o lançamento de uma das suas grandes marcas: aLeda. 

Como os sócios Renato e Giorgio Volonghi dizem, a energia do universo conspirou a favor dos irmãos que, em 2006, com a aLeda, tiveram o seu primeiro empreendimento de sucesso. A primeira marca de celulose do mundo movimentou o mercado, com exportação para 51 países, colocando o Brasil no mapa mundial da cena canábica e criando uma nova categoria de produto. “É até difícil explicar como isso aconteceu tão rápido num mundo em que ainda não havia mídia social”, conta Renato que, diante da expansão da marca, ficou conhecido como “aLeda Man”, e Giorgio, como “aLeda Brother”.

A visão de mercado e a destreza de quem trabalha com a cultura que faz parte do seu próprio lifestyle levaram os irmãos a trazerem, um ano depois, mais uma novidade para o Brasil. Dessa vez, foram as blunts, que ganharam espaço no segmento com a importação da Blunt Wrap. Anos depois, a dupla decide encerrar sua parceria com a empresa dominicana e lançar sua própria marca: foi a vez da King Blunt virar tendência dentro dessa nova cultura que emergiu no país. 

Em 2011, o jogo virou. A produção, a distribuição e a comercialização das duas marcas já eram inteiramente de responsabilidade da dupla, e agora, eles ficariam responsáveis também pela distribuição de um novo produto: o Hi Tobacco. Essa foi a virada de chave principal para que hoje a HBT esteja consolidada como referência no segmento Roll-Your-Own

“Quando fizemos a reunião com os sócios do Hi Tobacco, a gente descobriu que um deles é um cara que sentou com a gente em 2007, propondo a criação do tabaco, mas a gente acabou não indo pra frente com essa ideia. Ele seguiu buscando como fazer e deu certo. Aí a energia acabou nos juntando novamente e viramos distribuidor do Hi”, conta Renato.

Um ano depois, em mais uma estratégia visionária, juntaram-se a William Jambeiro e tornaram-se sócios do Hi Tobacco, investindo na ampliação do que já existia. Hoje, o grupo é detentor de sete grandes marcas: aLeda, King Paper, King Blunt, Hi Tobacco, Rainbow, Tabaquin e Acrema.

Diferenciais de qualidade 

O padrão de qualidade cuidadosamente atestado da lavoura à distribuição dos tabacos é motivo de orgulho para os sócios. O Hi Tobacco, por exemplo, tornou-se líder de vendas em 2011 e, desde então, é uma marca de peso no mercado.

“A qualidade do blend, isto é, as classes e as folhas escolhidas, é a fórmula mágica para que ele tenha esse sabor, essa queima e essa fumaça. Para chegar nesta condição, as folhas não saem da lavoura direto pro saquinho, como acontece usualmente no mercado. O nosso tabaco passa por um processo extremamente robusto. A HBT é a única empresa de âmbito nacional com acesso ao mesmo processo de sanitização e qualidade de produto utilizado pelas quatro maiores empresas de tabaco do mundo”, explica Giorgio.

A embalagem do Hi Tobacco, desenvolvida pela HBT em conjunto com uma gráfica , foi premiada por possuir três camadas de proteção, além do fecho em zip e velcro, o que garante condições perfeitas por pelo menos dois anos – desde que em local seco e arejado. Quanto às outras marcas – Rainbow, Tabaquin e Acrema – cada uma possui seu próprio processo, blend e público-alvo, mas todas com o mesmo padrão de qualidade HBT. 

#LifestyleDeVerdade 

A hashtag que hoje é um conceito da marca e está presente nas embalagens da aLeda surgiu junto com o desafio do empreendedorismo. “Entender tudo que uma empresa precisa para ser gerida, ter equilíbrio e crescer, foi um aprendizado muito duro. Começamos do zero, sem experiência alguma”, pontua Renato. Foi com essa sagacidade e resiliência que a dupla levou o seu próprio lifestyle para o mundo corporativo. 

“Em muitas situações da nossa vida o Giorgio usou isso, seja com quem fosse – advogado, gerente do banco, médico…viver o lifestyle de verdade é ser o que se é”, conta Renato.

A HBT está situada em Santa Cruz do Sul, cidade colonizada por alemães no sul do país. Com aproximadamente 130 mil habitantes e PIB de R$10,49 bilhões (IBGE-2020), no primeiro ano da pandemia do COVID-19 o município avançou para a quinta colocação entre as dez maiores economias do Rio Grande do Sul. Culturalmente cartesiana e conservadora, não foi tão simples conquistar o respeito como empresários no local. “De repente chegou uma empresa que não é nada disso, e foi uma quebra de paradigma na cidade, diz Giorgio. Os irmãos afirmam que o modo de trabalhar e de relacionamento é o maior diferencial do grupo, o que os garantiu o respeito das outras empresas e dos moradores da cidade. “Nós cumprimos o que prometemos”, explica Giorgio.

O trio decidiu investir em um modelo de administração diferenciado para seus funcionários. Alguns exemplos disso estão nos benefícios ofertados para quem faz parte do time HBT: excelente piso salarial, vínculo com diversos sindicatos, transporte privativo de ida e volta à empresa, convênio e consultas médicas gratuitas, entre outros. “Nós não conseguiríamos estar aqui hoje se não tivéssemos um time de alta qualidade como a empresa possui”, conta Giorgio.

Hoje, após dezessete anos de trajetória, o trio segue buscando alternativas para administrar seu negócio da melhor forma possível. Por isso, neste ano, o grupo abriu portas para quatro novos conselheiros profissionais e quatro novos gerentes, e assim continuam a aprender e se reinventar conforme o segmento se transforma.

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Imagem de capa: HBT.

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Sobre HBT

A Handmade Brazilian Tobacco nasceu do desejo de viver a vida com verdade, descobertas e quebras de paradigmas. Guiada pela transparência, consolidou-se como a primeira empresa 100% brasileira de Roll-Your-Own. Atualmente conta com 7 marcas próprias e mais de 37 produtos diferentes em seu portfólio: aLeda, Hi Tobacco, Rainbow, Tabaquin, Acrema, King Paper e King Blunt, formam a família HBT.
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