Guerra às drogas na França afetou principalmente muçulmanos, segundo estudo

Pessoas de origem árabe e muçulmana estão sendo presas por delitos relacionados à cannabis em um ritmo desproporcional
Uma investigação revelou que a guerra às drogas na França afetou desproporcionalmente as pessoas de ascendência muçulmana.
O estudo sobre o sistema prisional, realizado pelo sociólogo Farhad Khosrokhavar, mostrou que metade das pessoas encarceradas na França são muçulmanas ou árabes.
Leia também: Edifício flutuante é construído com terra crua, cânhamo e cortiça na França
Assim, esta minoria demográfica é muito afetada, apesar de representar apenas 9% da população na França, o que equivale a 67 milhões de pessoas.
Enquanto isso, conforme relatado pelo The Conversation, cerca de um quinto dos prisioneiros franceses estão encarcerados por delitos de drogas e a maioria são homens.
No entanto, no país é extremamente difícil obter dados demográficos específicos porque eles têm uma lei de “igualdade absoluta”. Isso torna ilegal a coleta de dados com base em raça, etnia ou religião.
Mas o sociólogo levou em conta um estudo realizado pela Assembleia Nacional em 2018, que mostrou que 86% das prisões em 2010 foram por acusações relacionadas à cannabis.
Leia mais: Não tem pandemia nem guerra que pare: “tsunami de cocaína” invade a França
Além disso, a pesquisa mostrou que o número de pessoas presas por uso de maconha aumentou de 14.501 em 2000 para 139.683 em 2015.
Ao comparar os dois estudos, o especialista Farhad Khosrokhavar conseguiu chegar à conclusão devastadora de que pessoas de origem árabe e muçulmana estão sendo presas por cannabis em um ritmo desproporcional.
Enquanto isso, é evidente que a França, um país historicamente imperialista e racista, ainda não conseguiu — ou não quis — remediar essa parte de seu passado.
Por Franca Quarneti, publicado originalmente no El Planteo.
Veja também:
Estreia de “Frenchy Dreams of Hashish”, documentário sobre o ícone 420 Frenchy Cannoli
#PraTodosVerem: foto mostra uma pessoa usando um bisht branco com detalhes dourados e encostando a testa no chão, em um ambiente interno onde se vê paredes beges e tapetes amarelos pendurados. Imagem: Alena Darmel / Pexels.
- Uso de maconha está associado a menor gravidade de Covid-19, diz estudo - 13 de agosto de 2022
- Chile avança em projeto que permite o cultivo de até 5 plantas de maconha para uso pessoal - 12 de agosto de 2022
- Legisladores de Buenos Aires promovem a criação de uma empresa estatal de cannabis - 5 de agosto de 2022
- Colômbia realiza primeiras exportações de maconha - 30 de julho de 2022
- Barcelona tem novo curso de pós-graduação em cannabis - 28 de julho de 2022
- Guerra às drogas na França afetou principalmente muçulmanos, segundo estudo - 20 de julho de 2022